Petrobras (PETR4) vê ‘dificuldade acima do esperado’ com licença para explorar Margem Equatorial, diz executivo

Plano estratégico da Petrobras (PETR4) não deve trazer novidades sobre investimento de exploração da Margem Equatorial, diz gerente de RI

Plataforma de exploração da Petrobras (Foto: Petrobras/Divulgação)
Plataforma de exploração da Petrobras (Foto: Petrobras/Divulgação)

Prestes a divulgar seu plano estratégico até 2029, a Petrobras (PETR3;PETR4) não deve fazer mudanças significativas sobre o quanto pretende investir na Margem Equatorial. Além disso, não deve divulgar estimativas de quando deve receber a licença ambiental para explorar a Bacia da Foz do Amazonas. A constatação é de Yan Silva, gerente de Relações com Investidores da Petrobras.

Ao conversar com investidores da Nomos, escritório de investimentos da XP, Yan manteve a estimativa de investimento de até US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial. E disse que há dificuldades “acima do esperado” na liberação de licença ambiental pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renovável).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Petrobras vê ‘dificuldade acima do esperado’ com licenças

Silva afirma que a Petrobras (PETR4) vem sentindo “dificuldade acima da esperada” na liberação de licenças do Ibama (Instituto Brasileiro e Meio Ambiente e Recursos Naturais e Renováveis) para a exploração da Bacia da Foz do Amazonas.

A Petrobras possui seis blocos de exploração na região. Ela fica a 500 quilômetros da foz do maior rio brasileiro, na fronteira da costa entre Brasil e Guiana Francesa.

Últimas em Ações

Além da Bacia de Foz do Amazonas, a Margem Equatorial contempla blocos de exploração da Petrobras no litoral de Pará, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte.

“Com o investimento de até US$ 3,1 bilhões na Margem Equatorial até 2028 porque pretendemos perfurar 16 poços até 2028”, diz Yan Lima.

“É surpresa a demora para licença para explorar, estamos acostumados com a exploração em águas profundas”, completa o executivo.

Ele afirma que as licenças do Ibama costumam sair rápido para exploração offshore de ativos. A autarquia ambiental entrou em greve em 2024, o que atrasou o permito para explorações do setor de óleo e gás, além da expansão de produção em campos já maduros.

“Não devemos ter novidade sobre a Margem Equatorial no plano estratégico.”

Petrobras (PETR4;PETR3) busca mais investidores pessoa física

A agenda de Yan Lima na Nomos Investimentos faz parte de um movimento da Petrobras (PETR3;PETR4) de se aproximar cada vez mais do investidor pessoa física.

De acordo com dados do executivo, a Petrobras ultrapassa hoje a marca de 1 milhão de investidores pessoa física na bolsa de valores. Considerando que existem 5,1 milhões de CPF inscritos em ativos de renda variável, a Petrobras está presente em cerca de 20% em carteiras de investidores.

“Hoje, acreditamos que o número de pessoas físicas investindo na ação seja somente menor que o Banco do Brasil (BBAS3)”, afirma Lima.

Assim, a Petrobras vem se aproximando cada vez mais de AAIs (Agentes Autônomos de Investimentos) para aumentar a exposição aos CPFs da bolsa. Já faz 3 anos consecutivos que o investidor pessoa física supera o percentual de investidores institucionais na base de acionistas.

“Há três anos, a pessoa física já está mais dentro do capital social da Petrobras que o institucional. Temos falado com escritórios, a verdade é que hoje é difícil encontrar uma asset do tamanho de um escritório da XP, por exemplo”, afirma Lima.

Por fim, o gerente de Relações com Investidores da Petrobras (PETR4) afirmou que a determinação da estatal para pagar dividendos extraordinários deve ser comunicada junto ao plano estratégico da empresa.

O documento que determina a política de investimentos da companhia para 2025 a 2029 será divulgado em 21 de novembro, e é aguardado pelo mercado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS