Nubank (ROXO34) perde 1,2 milhão de clientes em março
Queda foi recorde na história do banco digital, segundo levantamento da consultoria Sensor Tower; PicPay liderou crescimento no mês passado
O Nubank (ROXO34) perdeu 1,2 milhão de usuários ativos no Brasil em março, segundo levantamento da consultoria na área de inovação Sensor Tower compilado pelo Bank of America.
Embora represente apenas 2% da base de usuários da empresa no país, o dado pode mostrar um ponto de virada num mercado que vem dando sinais de exaustão, após cerca de uma década de crescimento constante.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
“Será importante monitorar se este foi um evento pontual ou o início de uma tendência”, diz o relatório da equipe chefiada por Mario Pierry.
O dado chega no momento em que o Nubank (ROXO34) busca se expandir em mercados como México e Colômbia, para compensar a desaceleração no Brasil.
Últimas em Ações
Além disso, o banco digital vem lançando novos produtos para ampliar receitas.
No mês passado, o grupo anunciou que oferecerá capital de giro para pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil.
Em nota Nubank afirmou que não está familiarizado com dados externos apresentados no relatório para medir clientes ativos.
“De acordo com nossos dados internos, o número de clientes ativos, não apenas em março, mas também em fevereiro, continua a aumentar”, acrescentou o banco.
PicPay lidera crescimento
Segundo levantamento da Sensor Tower, o PicPay adicionou 1 milhão de usuários em março, liderando o crescimento do setor no mês.
Logo atrás, vieram PagSeguro e Mercado Pago, com 400 mil adições cada.
Ao todo, a indústria dos bancos digitais agregou 900 mil usuários ativos em março, atingindo 175 milhões.
Isso representa cerca de 80% da população brasileira.
O levantamento também apontou que os downloads de bancos digitais em março seguiram crescendo (8% ano a ano) mais rápido do que a base de usuários ativos (+2%).
Isso pode indicar um desafio para as fintechs em relação à capacidade delas de tornarem a base crescente de clientes em mais receitas.