Fitch adota perspectiva negativa para rating do Bradesco (BBDC4)

Para a agência, banco está tomando medidas para melhorar lucratividade, mas resultados não virão antes de 2025

Agência do Bradesco na Avenida Paulista. Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo
Agência do Bradesco na Avenida Paulista. Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

A agência de classificação de risco de crédito Fitch revisou nesta quinta-feira (21), de estável para negativa, a perspectiva da nota atribuída ao Bradesco (BBDC4), que é BB+.

Em nota, a Fitch explicou que a decisão “reflete uma deterioração maior na qualidade e rentabilidade de ativos” do que esperava anteriormente.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A decisão vem na esteira de uma sucessão de piora dos níveis de lucratividade do Bradesco.

Além do aumento significativo dos atrasos nos pagamentos de empréstimos de varejo, o Bradesco ainda foi um dos bancos mais atingidos pela recuperação judicial da Americanas (AMER3).

Últimas em Ações

Com isso, seu índice de atrasos acima de 90 dias, que era de 2,5% no fim de 2021, atingiu 6,1% em setembro passado.

Como consequência, o nível de provisão para perdas esperadas com calotes praticamente dobrou, para cerca de R$ 10 bilhões por trimestre.

“Esses fatores (…) comprimiram as margens e a rentabilidade do Bradesco”, comentou a Fitch.

De fato, o retorno anualizado sobre o patrimônio líquido (ROE) caiu de 18% para 11% desde 2021.

O ROE mede como um banco remunera o capital dos acionistas

Para a classificadora de risco, o Bradesco está tomando medidas significativas para melhorar seus índices.

“No entanto, a Fitch acredita que as despesas gerais do banco ainda aumentarão em 2024 e que os resultados relevantes da recuperação só começarão a entrar em vigor em 2025”, conclui.

O banco anunciou no mês passado uma repentina troca no comando, com Marcelo Noronha assumindo a presidência-executiva no lugar de Octávio de Lazari Junior.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Bancos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS