Bolsas da Ásia fecham em alta com ganhos em tecnologia e siderúrgicas

Além disso, dados econômicos positivos da China também deram suporte aos ganhos

Os principais índices acionários do continente asiático encerraram o pregão desta sexta-feira (31) registrando ganhos, na esteira das altas da véspera vistas em Wall Street, e também impulsionados pelos ganhos nos setores locais de tecnologia e siderurgia.

Além disso, dados econômicos positivos da China também deram suporte aos ganhos.

Hong Kong

O índice Hang Seng, de Hong Kong, fechou a sessão em alta, subindo 0,45% em 20400,11 pontos, estendendo seu rali pelo terceiro dia consecutivo, com as grandes ações de tecnologia continuando a subir.

As ações da JD.com lideraram o grupo, com os investidores dando as boas-vindas à mais recente ação da gigante tecnológica chinesa de desmembrar duas unidades e listá-las separadamente em Hong Kong.

Na semana, a alta acumulada do índice foi de 2,43%.

No mês, contudo, o Hang Seng caiu 0,81%. No primeiro trimestre do ano, o Hang Seng teve alta de 3,13%.

Coreia do Sul

Na bolsa de Seul, o índice Kospi subiu 1,0%, para fechar em 2476,86 pontos, liderado por ações de siderúrgicas e produtos químicos.

O índice ganhou 2,6% na semana e 2,7% no mês. De janeiro a março deste ano, o Kospi registrou ganhos de 10,75%, um dos maiores ganhos entre as bolsas asiáticas.

Japão

Já na Bolsa de Tóquio, o Nikkei subiu 0,93%, para 28041,48 pontos, lideradas também por ganhos em siderúrgicas e eletrônicos, em meio a menores perspectivas de aperto nas políticas dos bancos centrais após a recente turbulência no setor bancário global.

Na semana, o ganho foi de 2,40% e no mês 0,41%. No primeiro trimestre, o Nikkei tem valorização de 7,46%.

China Continental

Na China continental, o índice Xangai Composto subiu 0,4%, para 3.272,86 pontos, impulsionado pelos dados otimistas do índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de março, que sinalizaram que a recuperação pós-reabertura do país está no caminho certo.

“Os impulsionadores do crescimento doméstico, da construção aos serviços, continuam a melhorar”, disseram os economistas do Citigroup em uma nota de pesquisa.

As empresas de software e o setor de varejo lideraram os ganhos. Na semana, o índice ganhou 0,22% mas, no mês, perdeu 1,67%. No trimestre, o Xangai Composto subiu 5,94%.

Leia a seguir

Leia a seguir