Bolsas da Ásia fecham em queda após decisões de Fed e BCE; Hong Kong é exceção

Os mercados avaliaram a possibilidade de novas medidas de incentivo ao setor imobiliário na China, o que impulsionou Hong Kong

Confira o desempenho de Hong Kong e outras bolsas da Ásia - Foto: Wikimedia
Confira o desempenho de Hong Kong e outras bolsas da Ásia - Foto: Wikimedia

As bolsas da Ásia fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira (16), com os investidores avaliando as perspectivas econômicas depois das decisões de política monetária do Federal Reserve (Fed) e do Banco Central Europeu (BCE), que sinalizaram que o aperto monetário deve continuar no longo prazo.

Os mercados também avaliaram a possibilidade de novas medidas de incentivo ao setor imobiliário na China, o que deu algum alivio aos ativos de risco em Hong Kong.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Japão

Em Tóquio, o índice Nikkei registrou queda de 1,87%, 27.527,12 pontos, com as ações do setor de tecnologia liderando as perdas da sessão.

Os investidores tiveram cautela nesta sexta-feira, por conta das preocupações com as perspectivas econômicas globais, em meio aos apertos monetários dos principais bancos centrais globais. A Tokyo Electron Ltd registrou queda de 4,5% e SoftBank Group contabilizou retração de 3,8%.

Na semana, o Nikkei teve queda de 1,34%.

Coreia do Sul

Já o índice Kospi da Coreia do Sul fechou em queda de 0,04%, a 2.360,02 pontos com renovados temores de uma recessão global depois dos aumentos das taxas de juros de Fed e BCE. Na variação semanal, o índice contabilizou retração de 1,21%.

As ações do segmento siderúrgico e do setor de tecnologia lideraram as quedas na sessão. A Dongkuk Steel Mill e a Hyundai Steel caíram 3,2% e 3,5%, respectivamente, já que as siderúrgicas locais estavam sob investigação por suposta manipulação de preços. A Kakao Corp. teve queda de 1,6%, estendendo as perdas para o segundo dia.

Hong Kong

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou com valorização de 0,42%, a 19.450,67 pontos, impulsionado pelo setor imobiliário chinês após medidas de apoio das autoridades do país asiático. Apesar disso, o índice registrou queda de 2,26% na semana.

A Country Garden Holdings subiu 5,9% e a China Resources Land teve alta de 3,9%. A Wuxi Biologics avançou 5,4% depois que sua unidade foi removida da lista do Departamento de Comércio dos EUA. O Alibaba Group subiu 0,6% e o JD.com teve alta de 1,5%.

China Continental

Na China Continental, o índice Xangai Composto fechou com leve queda de 0,2%, a 3.167,8576 pontos com as ações do setor de software liderando as quedas. A Naura Technology Group caiu 2,4% e a Beijing Kingsoft Office Software registrou queda de 2,1%. Na semana, o índice fechou em queda de 1,22%.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS