Ações em alta: EZTEC (EZTC3) sobe após prévia e Suzano (SUZB3) fica na cola

Construtora fica em destaque entre ações em alta após divulgar crescimento de 74% em vendas; Hypera (HYPE3) fica na lanterna do Ibovespa

Parque da Cidade, em São Paulo, complexo da Eztec (EZTC3). Foto: Divulgação
Parque da Cidade, em São Paulo, complexo da Eztec (EZTC3). Foto: Divulgação

Os destaques do Ibovespa nesta segunda-feira (15) entre as ações em alta tiveram impulsos operacionais. No caso da EZTEC (EZTC3), construtora cujas ações subiram quase 4% no pregão de hoje, investidores se animaram com a prévia operacional da empresa. Já no caso de Suzano (SUZB3), o papel da empresa obteve ganhos com base na aquisição de plantas de embalagens nos Estados Unidos.

Por outro lado, a temporada de resultados já começa a afetar as ações do principal índice do mercado brasileiro. O papel da Sabesp (SBSP3) foi pressionado por investidores nesta segunda-feira, data que marca o fim da inscrição de acionistas no varejo. O papel da Hypera (HYPE3) também recuou no Ibovespa, com perspectivas pessimistas sobre o resultado da empresa no segundo trimestre assombrando investidores.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Confira em seguida os principais destaques entre ações em alta e em baixa no Ibovespa.

Ações em alta: EZTC3, SUZB3 e mais

A prévia operacional do segundo semestre da EZTEC (EZTC3) animou o mercado e acionistas ao mostrar recuperação de vendas da companhia. O período foi o segundo melhor em comercialização de imóveis na história da empresa, segundo o documento.

Últimas em Ações

As vendas da EZTEC aumentaram 73% em relação ao primeiro trimestre deste ano e 14% na comparação anual. Além disso, a construtora reduziu pela metade o tempo de giro de estoque de imóveis: de 28 meses registrados no primeiro trimestre para 14 meses no segundo trimestre.

De acordo com o Santander, o bom desempenho veio de empreendimentos lançados no segundo trimestre, somado à venda de R$ 289 milhões em imóveis no inventário. “Isso se deve parcialmente à estratégia mais agressiva da companhia de negociar unidades em fase de conclusão (de obras) ou já concluídas”, disseram analistas em relatório.

O Itaú BBA comenta que os números surpreenderam positivamente. “São significantes principalmente considerando a baixa expectativa do mercado”, disse a equipe de analistas liderada por Daniel Gasparete.

No setor de papel e celulose, a Suzano (SUZB3) foi destaque entre ações em alta. O ativo da companhia subiu 3,63% porque as aquisições de duas plantas de embalagens nos Estados Unidos foram bem-recebidas pelo mercado financeiro.

Assim, a aquisição foi suficiente para devolver o retorno negativo sobre o papel após a desistência da compra da Internacional Paper, avalia Hemelin Mendonça, sócia da AVG Capital.

A forma usada pela Suzano para adquirir duas fábricas da Pactiv Evergreen por US$ 110 milhões “fortaleceu a aliança” entre as empresas. “Isso porque além de comprar as plantas, a Suzano firmou um contrato de fortalecimento de longo prazo com a Pactiv, o que torna a aliança sólida para os próximos anos”, diz a expecialista.

Top 10 altas do Ibovespa

  1. EZTEC ON (EZTC3): +3,98%
  2. Suzano ON (SUZB3): +3,65%
  3. YDUQS ON (YDUQ3): +3,34%
  4. Magazine Luiza ON (MGLU3): +3,17%
  5. São Martinho ON (SMTO3): +3,17%
  6. Petz ON (PETZ3): +3,17%
  7. Gerdau Metalúrgica PN (GOAU4): +2,80%
  8. MRV ON (MRVE3): +2,59%
  9. Carrefour Brasil ON (CRFB3): +2,25%
  10. Cogna ON (COGN3): +2,12%

Ações em baixa: HYPE3, SBSP3 e outras

Por outro lado, as ações da Hypera (HYPE3) ficaram na ponta oposta das ações em alta e registraram queda de quase 2%. Analistas afirmam que o mercado espera resultados neutros da companhia.

“A baixa em HYPE3 se deve a expectativas ruins sobre a geração de caixa no curto prazo da companhia”, diz Hemelin. “As ações da Hypera caem com casas de análise esperando, assim, um segundo semestre ‘sem brilho'”, destacou a Ativa Investimentos.

Além da Hypera, a Sabesp (SBSP3) ficou na lanterna da bolsa de valores nesta segunda-feira. O papel da companhia de saneamento sofreu pressão do mercado no último dia de inscrições da ação no varejo.

O processo, portanto, faz parte da privatização da empresa de saneamento do governo do Estado de São Paulo. A Sabesp já conta com um acionista de referência: a transmissora Equatorial (EQTL3), que passou a deter 15% do capital social e votante.

As ações da Equatorial também figuraram entre as maiores baixas desta segunda, com queda de 1,51%.

Top 10 baixas do Ibovespa

  1. Dexco ON (DXCO3): -1,95%
  2. Hypera ON (HYPE3): -1,87%
  3. Sabesp ON (SBSP3): -1,86%
  4. Energisa UNIT (ENGI11): -1,71%
  5. Equatorial ON (EQTL3): -1,52%
  6. CPFL Energia ON (CPFE3): -1,51%
  7. Ultrapar ON (UGPA3): -1,28%
  8. TIM S.A ON (TIMS3): -1,24%
  9. CCR ON (CCRO3): -1,15%
  10. BTG Pactual UNIT (BPAC11): -1,08%
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Ações em Alta


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS