Ações em alta: Embraer (EMBR3) sobe 6% e Petz (PETZ3) salta com rumores de fusão
Embraer (EMBR3) sobe mais de 6% e lidera bloco de ações em alta no Ibovespa; Magazine Luiza (MGLU3) despenca após resultado
As ações da Embraer (EMBR3) subiram 6% no Ibovespa nesta terça-feira e lideraram o bloco de papéis em alta no principal índice da bolsa de valores. O papel segue o bom desempenho iniciado na segunda-feira, após divulgar resultados para o quarto trimestre de 2023, com investidores ainda colocando o desempenho no preço do ativo em tela.
Por outro lado, o destaque negativo do dia foi o de Magazine Luiza (MGLU3). O papel da varejista de Luiza Helena Trajano despencou mais de 5%, com o mercado identificando como “misto” o resultado da companhia divulgado na noite de segunda-feira. A varejista, mesmo assim, reverteu o prejuízo do quarto trimestre de 2022 em um lucro de R$ 101,5 milhões. Confira as principais ações em alta e em baixa na bolsa de valores hoje.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Ações em alta: Petz (PETZ3), Braskem (BRKM5) e mais
Entre os destaques de ações em alta no Ibovespa hoje, os ativos de Petz (PETZ3), Braskem (BRKM5) e Prio (PRIO3) avançaram no índice.
A ação da Petz (PETZ3), em segundo lugar no ranking de melhor desempenho, reagiu positivamente a notícias de uma possível fusão da empresa com a seguradora para animais de estimação Petlove. A operação criaria a maior empresa do setor de cuidados para pets, de acordo com Marcelo Boragini, sócio e especialista em renda variável da Davos Investimentos.
Últimas em Ações
O papel disparou 5,24% no Ibovespa.
Já as ações preferenciais da Braskem (BRKM5) registraram alta de 5,53% nesta terça-feira. Assim, o papel foi engatado pelo otimismo do mercado com os resultados do último trimestre.
Apesar de a petroquímica ter divulgado um prejuízo líquido de mais de R$ 1,5 bilhão no quarto trimestre, o mercado viu uma melhora no Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciação, na sigla em inglês). O lucro operacional saltou 13% na comparação anual.
A companhia sinalizou que deve entregar um fluxo de caixa operacional positivo em 2024, desconsiderando as provisões da empresa com o desastre ambiental de Maceió.
“A companhia segue sendo negativamente impactada pelo mau cenário econômico do setor petroquímico. Apesar das dificuldades, a companhia conseguiu entregar EBITDA acima das estimativas de mercado”, disse Matheus Pazin Haag, analista da Guide Investimentos.
Top 10 ações em alta do Ibovespa hoje
- Embraer ON (EMBR3): +6,75%
- Braskem PNA (BRKM5): +5,53%
- Petz ON (PETZ3): +5,24%
- Prio ON (PRIO3): +3,12%
- Yduqs ON (YDUQ3): +2,99%
- São Martinho ON (SMTO3): +2,96%
- Suzano ON (SUZB3): +2,93%
- BRF SA (BRFS3): +2,63%
- Raia Drogasil ON (RADL3):+2,55%
- Usiminas PNA (USIM5): +2,52%
Maiores baixas: resultado pesa para Magazine Luiza (MGLU3)
Com o pior desempenho do dia, as ações do Magazine Luiza (MGLU3) registraram queda com o peso dos resultados trimestrais. Na ponta oposta das ações em alta, o papel cedeu 6,19% no Ibovespa.
Em 2023, a companhia registrou recuo na receita líquida de 5% na comparação anual e 2,7% abaixo do consenso do mercado.
A Mirae Asset, que alterou a recomendação do papel de Magazine Luiza (MGLU3) para compra, nota que a companhia teve “bom desempenho de vendas mesmas lojas físicas (+3,7%), mesmo com cenário macro e base comparativa desfavorável pela realização da Copa do Mundo (em 2022)”.
O Itaú BBA também destacou de forma positiva a superação das expectativas sobre o lucro líquido do Magazine Luiza (MGLU3). “A melhoria no período e as perspectivas melhores para o crédito à frente provavelmente impulsionarão a narrativa de curto prazo da empresa”, disse o banco em relatório.
Para a Ativa Investimentos, contudo, o resultado veio misto. Ao mesmo tempo em que vendas pelo marketplace aumentaram, a corretora destaca que o Difal segue pressionando o faturamento bruto do Magazine Luiza (MGLU3).
Dez piores ações do Ibovespa hoje
- Magazine Luiza ON (MGLU3): -6,19%
- TIM ON (TIMS3): -1,45%
- Santander UNIT (SANB11): -1,36%
- MRV ON (MRVE3): -1,03%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): -0,99%
- Vibra ON (VBBR3): -0,95%
- Petrobras ON (PETR3): -0,78%
- BB Seguridade (BBSE3): -0,78%
- Hapvida (HAPV3): -0,78%
- Alpargatas PN (ALPA4): -0,76%