Ações em alta: IRB Brasil (IRBR3) dispara quase 5% com Eneva na cola; Minerva (BEEF3) tropeça
Ibovespa sobe puxado por commodities; ações de resseguradora ficam no topo de ativos em alta enquanto BTG Pactual (BPAC11) sobe com relatório
O Ibovespa hoje registrou leve alta provocada pela valorização de commodities. As ações da Petrobras e da Vale subiram no pregão, puxadas pelo aumento de preços do minério de ferro e petróleo no exterior. A ação que ficou em primeiro no ranking de ativos em alta do índice nesta segunda-feira (13) foi a resseguradora IRB Brasil (IRBR3), com a geradora de energia termelétrica Eneva (ENEV3) logo atrás.
Por outro lado, a Minerva Foods (BEEF3) amargou a maior perda do Ibovespa hoje, com investidores realizando lucros sobre o papel. O mesmo ocorreu com o papel do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), cuja queda se aproximou de 5%.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Confira os dez principais destaques entre ações em alta e baixa do índice nesta segunda.
Ibovespa registra alta; IRB e Eneva disparam
Em meio à alta do Ibovespa de hoje, as ações da IRB Brasil se destacaram com a maior valorização do pregão. Por enquanto, o ativo ordinário da resseguradora está em destaque na bolsa de valores porque engatou sequência de alta de 13,55% no ano.
Últimas em Ações
Nesta segunda-feira, IRB Brasil ON (IRBR3) subiu 4,60%.
Logo atrás, as ações da Eneva (ENEV3) subiram 3,46%, em mais um pregão de recuperação do tombo que sofreu no início do ano. Em janeiro, o papel sobe 5,06%.
Outro destaque do dia foi a ação unitária do BTG Pactual (BPAC11). O papel recebeu um impulso na bolsa após relatório do banco americano JPMorgan elevar sua recomendação sobre o ativo de neutro para compra, com preço-alvo de R$ 38.
No exterior, o minério de ferro saltou na bolsa de valores de Dhalian. O preço da tonelada do metal subiu 1,98%, o que beneficiou mineradoras brasileiras no Ibovespa. Assim, as ações da CSN Mineração subiram mais de 2%, liderando o setor de commodities na bolsa.
Confira, logo em seguida, as dez ações com maior alta do Ibovespa hoje:
- IRB Brasil ON (IRBR3): +4,60%
- Eneva ON (ENEV3): +3,46%
- BTG Pactual UNIT (BPAC11): 2,13%
- CSN Mineração (CMIN3): +2,06%
- MRV ON (MRVE3): +1,96%
- Brava Energia ON (BRAV3): 1,93%
- Cosan ON (CSAN3): 1,23%
- CPFL ON (CPFE3): +1,20%
- Braskem PNA (BRKM5): +1,17%
- Gerdau PN (GGBR4): +1,13%
Minerva e GPA na lanterna; veja principais ações em queda
Na ponta oposta das ações em alta, Minerva (BEEF3) ficou na lanterna da bolsa mesmo com valorização ligeira do dólar. A empresa foi exceção, assim, entre os frigoríficos listados no Ibovespa, que se valorizaram no pregão.
Investidores parecem ter realizado lucros sobre o papel, à medida que a ação avançou mais de 5% na última quinta-feira; e caiu na mesma proporção nesta segunda.
Além disso, a ação do Pão de Açúcar recuou forte durante o pregão. No dia, projeções do Boletim Focus apontam para uma inflação de 5% até dezembro de 2025, o que prejudica varejistas e o setor de consumo.
Mas, assim como no caso da Minerva, os papéis do GPA enfrentam realização de lucros porque subiram por cinco pregões seguidos.
Confira as dez principais ações em baixa:
- Minerva Foods ON (BEEF3): -5,31%
- Pão de Açúcar ON (PCAR3): -4,71%
- Carrefour Brasil ON (CRFB3): -4,37%
- Yduqs ON (YDUQ3): -4,24%
- Natura ON (NTCO3): -4,13%
- Magazine Luiza ON (MGLU3): -3,65%
- Cogna ON (COGN3): -3,39%
- Automob ON (AMOB3): -2,86%
- Fleury ON (FLRY3): -2,45%
- Hapvida ON (HAPV3): -1,82%