Ações da Tesla (TSLA34) sobem 6% na esteira da declaração de apoio de Musk a Trump

Endosso é significativo para a Tesla porque, no passado recente, Trump criticou os veículos elétricos. Qualquer suavização de sua postura em relação à tecnologia só poderá beneficiar a Tesla e outros fabricantes de veículos elétricos

Cybertruck Tesla, modelo de picape elétrica recém lançado pela montadora comandada por Elon Musk Foto: Divulgação/Tesla
Cybertruck Tesla, modelo de picape elétrica recém lançado pela montadora comandada por Elon Musk Foto: Divulgação/Tesla

As ações da Tesla (TSLA34) subiram no pregão de segunda-feira, recuperando-se da decepção do robotáxi da semana passada. Os cálculos políticos do diretor-presidente Elon Musk parecem estar ajudando. Há pouco, as ações da fabricante de veículos elétricos subiam 6,79%, para US$ 264,28.

As ações da Tesla caíram mais de 8% na quinta-feira, depois que a “Bloomberg” informou que o evento de lançamento do robotáxi da Tesla, agendado para 8 de agosto, foi adiado para outubro. A Tesla não respondeu a um pedido de comentário sobre o momento do evento.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Para os investidores, um atraso introduz alguma incerteza sobre o que o fabricante de veículos elétricos poderá agora mostrar no evento e quando os robotáxis operados pela Tesla poderão estar prontos para as ruas.

Quanto à alta das ações de segunda-feira, no fim de semana Musk apoiou Donald Trump na disputa pela Casa Branca após uma tentativa de assassinato do ex-presidente em um comício de campanha na Pensilvânia.

Últimas em Ações

O endosso é significativo para a Tesla porque, no passado recente, Trump criticou os veículos elétricos. Qualquer suavização de sua postura em relação à tecnologia só poderá beneficiar a Tesla e outros fabricantes de veículos elétricos.

As opções políticas desempenham um papel na compra de veículos elétricos. Os eleitores conservadores tendem a não gostar deles. Pesquisas realizadas por consultores e por Wall Street mostram que, aproximadamente, dois terços dos autodenominados conservadores não considerarão um veículo elétrico na sua próxima compra de carro, enquanto cerca de dois terços dos eleitores liberais considerarão um.

O analista da Wedbush, Dan Ives, escreveu recentemente em relatório que um segundo mandato de Trump representaria um desafio para os fabricantes de veículos elétricos, com os créditos fiscais de compra potencialmente desaparecendo. Ainda assim, a Tesla está na melhor posição para enfrentar quaisquer desafios, disse ele.

“A Tesla tem escala e escopo incomparáveis no setor de veículos elétricos e essa dinâmica pode dar a Musk e à Tesla uma vantagem competitiva clara em um ambiente sem subsídios para veículos elétricos”, escreveu Ives. Um segundo mandato de Trump provavelmente significa “tarifas mais altas na China que continuariam a afastar as empresas chinesas de veículos elétricos mais baratos”.

O relatório, no entanto, foi escrito dias antes da tentativa de assassinato e do endosso de Musk. As dificuldades podem não ser tão grandes com o apoio de Musk à Trump.

Entrando nas negociações de segunda-feira, as ações da Tesla estavam estáveis até agora neste ano. As ações, no entanto, subiram 79% em relação aos mínimos de abril. Lucros melhores do que o esperado no primeiro trimestre, entregas melhores do que o previsto no segundo trimestre e o otimismo em relação ao evento robotáxi ajudaram a aumentar o sentimento dos investidores.

Com informações do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Tesla (TSLA34)


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS