28 ações brasileiras para não investir agora, segundo o BofA
Banco de investimentos afirma ter visão majoritariamente positiva para o Brasil, mas que desempenho das ações dependerá mais do cenário externo
O Bank of America (BofA) segue otimista com o mercado acionário, mesmo após o rali dos últimos dois meses na bolsa de valores. Assim, em relatório sobre América Latina, o banco de investimentos norte-americano frisou que o ciclo de Selic em queda ainda pode favorecer empresas com resultados mais sensíveis a juros.
Porém, para um grupo de 28 ações brasileiras, o BofA segue pessimista, sejam por aspectos setoriais ou pelo momento das próprias companhias.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Dessa maneira, do universo de ações sob cobertura da instituição no Brasil, em 28 o grupo mantém a recomendação underweight, abaixo da média do mercado.
Essa qualificação é entendida por parte do mercado como equivalente a uma recomendação de venda das ações.
Últimas em Ações
Do grupo, fazem parte papéis ligados a metais, como, por exemplo, CSN Mineração (CMIN3), Bradespar (BRAP4) e CSN (CSNA3).
A lista também inclui, aliás, nomes do agronegócio, como Camil (CAML3), BRF (BRFS3), SLC Agrícola (SLCE3), e das concessionárias de serviços públicos Sanepar (SAPR11), CPFL (CPFE3), Transmissão Paulista (TRPL4), AES (AESB3), Engie (EGIE3) e CCR (CCRO3).
O BofA também está pessimista com alguns nomes da construção civil: Even (EVEN3), Tenda (TEND3), Eztec (EZTC3) e Cyrela (CYRE3).
Da relação ‘não compre agora’ também fazem parte ações brasileiras dos setores de varejo: GPA (PCAR3), Lojas Renner (LREN3), Casas Bahia (BHIA3); assim como de saúde: Qualicorp (QUAL3) e Dasa (DASA3).
Iochpe Maxion (MYPK3) e Tupy (TUPY3), assim como a fabricante de papel e celulose Klabin (KLBN11) também integram a lista da instituição financeira.
Por fim, o BofA sugere exposição reduzida a Unifique (FIQE3), Cogna (COGN3), Gol (GOLL4) e Santander Brasil (SANB11).
Ações brasileiras para NÃO investir
Segue abaixo um compilado, então, dos ativos não recomendados para investir no momento, de acordo com o Bank of America:
- CSN Mineração (CMIN3)
- Bradespar (BRAP4)
- CSN (CSNA3)
- Camil (CAML3)
- BRF (BRFS3)
- SLC Agrícola (SLCE3)
- Sanepar (SAPR11)
- CPFL (CPFE3)
- Transmissão Paulista (TRPL4)
- AES (AESB3)
- Engie (EGIE3)
- CCR (CCRO3)
- Even (EVEN3)
- Tenda (TEND3)
- Eztec (EZTC3)
- Cyrela (CYRE3).
- GPA (PCAR3)
- Lojas Renner (LREN3)
- Casas Bahia (BHIA3)
- Qualicorp (QUAL3)
- Dasa (DASA3)
- Iochpe Maxion (MYPK3)
- Tupy (TUPY3)
- Klabin (KLBN11)
- Unifique (FIQE3)
- Cogna (COGN3)
- Gol (GOLL4)
- Santander Brasil (SANB11)
Ações brasileiras preferidas
Por outro lado, o BofA acrescentou Embraer (EMBR3) à sua carteira, como uma aposta em ganhos de eficiência, inovação e vendas de jatos executivos e comerciais.
David Beker e equipe, que assinam o relatório, também reforçaram a recomendação de compra para Vale (VALE3).
O banco vê B3 (B3SA3), XP (XPBR31) e BTG Pactual (BPAC11) como melhores nomes para surfar um ciclo de juros em queda, segundo o BofA.