Ação da Gol (GOLL4) desaba com notícia de possível pedido de recuperação judicial nos EUA

Em comunicado, companhia aérea não negou a informação e frisou que está discutindo opções para obter mais flexibilidade financeira

Aeronave da companhia Gol. Foto: Divulgação/Gol
Aeronave da companhia Gol. Foto: Divulgação/Gol

A ação da Gol (GOLL4) fechou esta segunda-feira (15) em forte queda, após a mídia local publicar que a empresa estaria se preparando para pedir recuperação judicial nos Estados Unidos.

O papel da companhia aérea na bolsa de valores fechou em baixa de 6%, após ter chegado a cair cerca de 10%.

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O Ibovespa subiu 0,41%.

Segundo a coluna Painel do jornal Folha de S.Paulo, a Gol (GOLL4) poderia apresentar o pedido de recuperação judicial em fevereiro.

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Enquanto isso, a companhia, segunda maior do país em transporte aéreo de passageiros, estaria negociando uma recuperação extrajudicial com credores.

O episódio é mais um capítulo da frágil condição financeira da Gol (GOLL4), agravada desde a pandemia, em fevereiro de 2020, que afetou o setor aéreo no mundo todo.

Desde então, a ação da empresa perdeu cerca de 80% do valor.

A forte recuperação do segmento no Brasil desde o ano passado deu algum fôlego às companhias, mas no caso da Gol (GOLL4) isso não foi o bastante.

Gol (GOLL4): crise permanente

Em dezembro, a companhia contratou a Seabury Capital para ajudar na revisão de sua estrutura de capital.

O objetivo da medida era reestruturar suas dívidas com frota e outras obrigações financeiras.

Três dias depois, em 5 de dezembro, a agência de classificação de risco S&P rebaixou o rating de crédito da Gol (GOLL4) de ‘CCC+’ para ‘CCC-‘.

Na prática, na visão da S&P, a Gol (GOLL4) já estava na fronteira de dar calote em credores.

Nas contas da avaliadora de risco, a Gol tinha uma dívida estimada em cerca de R$ 25 bilhões no fim de 2023.

A Gol (GOLL4) ainda obteve um acordo com credores no início do ano passado, o que a aliviou de ter que fazer pagamentos elevados num período de 12 meses.

Porém, a empresa ainda tem que pagar cerca de R$ 2,5 bilhões em arrendamentos de aeronaves e fazer investimentos de mais R$ 2 bilhões nos próximos dois anos.

Mas a empresa tem em caixa pouco mais de R$ 1 bilhão.

Em relatório nesta segunda-feira, a Guide Investimentos considerou que a notícia de possível pedido de recuperação judicial não deve ser bem recebida pelos investidores.

Reposta da empresa

“A companhia continua seus esforços anunciados anteriormente para melhorar a lucratividade e fortalecer seu balanço”, afirmou a Gol em comunicado.

A Gol acrescentou que “está em discussões com seus ‘stakeholders’ financeiros sobre diversas opções que tragam maior flexibilidade financeira, incluindo capital adicional para financiar as operações”, com vistas ao “sucesso de longo prazo”.

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