Ações em alta: 3R (RRRP3) sobe 3% e lidera petroleiras no Ibovespa
Alta no preço do petróleo no exterior faz ações do setor dispararem em bloco no Ibovespa nesta segunda-feira (25); veja destaques
O bloco de ações em alta no Ibovespa nesta segunda-feira (25) foi liderado principalmente por ações do setor de petróleo. No topo da tabela, o papel da 3R Petroleum (RRRP3) disparou mais de 3% e liderou ganhos entre petroleiras, com PetroReconcavo (RECV3), Prio (PRIO3) e Petrobras (PETR3;PETR4) logo atrás.
Por outro lado, os setores de consumo e varejo, energia e minério de ferro não se saíram tão bem. Na ponta oposta das maiores altas, as ações da Braskem (BRKM5) terminaram o dia em queda de 5,09%, diante de uma realização de lucros de investidores. As ações da petroquímica, ainda assim, acumulam alta de mais de 23% em março.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Confira a seguir os principais destaques de ações em alta e em baixa na bolsa de valores hoje.
Petroleiras dominam bloco de ações em alta no Ibovespa
O preço do petróleo foi o principal fator para a alta das ações das petroleiras nesta segunda-feira (25), dizem analistas do mercado.
Últimas em Mercado financeiro
No exterior, a commodity disparou. O contrato futuro para maio do barril de petróleo Brent saltou para US$ 86 a unidade, alta de 1,42%.
Leandro Petrokas, diretor de research da Quantzed, afirma que o preço do petróleo subiu porque a OPEC+, organização que reúne os principais produtores de petróleo no mundo, determinou u, novo corte de produção da commodity. A diretriz partiu da Rússia, uma das líderes do bloco.
“Com isso, temos as altas de 3R Petroleum (RRRP3), PetroReconcavo (RECV3) e Prio (PRIO3)”, destaca Petrokas.
A estatal Petrobras (PETR3;PETR4) também surfou uma alta nesta segunda-feira. Os papéis ordinários da petroleira subiram +1,17%, enquanto os preferenciais acumularam ganho de +1,66%.
Ainda no campo das commodities, a Minerva (BEEF3) foi a ação de frigoríficos com a maior alta do dia, de 2,68%. A companhia divulga os resultados trimestrais nesta segunda-feira, após o fechamento do mercado.
Destaque entre as varejistas, as ações da Natura (NTCO3) subiram 2,19% no Ibovespa, com a principal alta do dia fora do setor de petróleo.
Top 10 ações do Ibovespa hoje
- 3R Petroleum ON (RRRP3): +3,34%
- PetroReconcavo ON (RECV3): +2,82%
- Grupo Natura ON (NTCO3): +2,19%
- Prio ON (PRIO3): +2,14%
- Minerva ON (BEEF3): +2,68%
- Cielo (CIEL3): +1,75%
- Petrobras PN (PETR4): +1,66%
- Rumo ON (RAIL3): +1,51%
- MRV ON (MRVE3): +1,43%
- Vibra ON (VBBR3): +1,29%
Braskem (BRKM5) cai 5%; veja outras quedas
Por outro lado, a Braskem (BRKM5) teve o pior desempenho do Ibovespa, caindo 5,13% na bolsa de valores hoje. O papel, ainda assim, sobe 23,10% em março, sendo assim a segunda ação com maior alta mensal do índice, somente atrás da Embraer (EMBR3).
Petrokas afirma que o movimento de queda veio após um rally de cerca de 30% para as ações da Braskem.
“Foi um rally de 6 dias. Isso porque surgiram notícias de que grupos empresariais estariam em processo de due dilligence, o que normalmente antecede o processo de uma oferta de aquisição (pela Braskem)”, destaca o diretor da Quantzed.
A Braskem relatou a investidores que a Petrobras recentemente instaurou um procedimento do tipo na companhia, mas não deu previsão de conclusão desse due dilligence.
Assim, Petrokas explica que a queda das ações da Braskem (BRKM5) foi um movimento de “realização de lucros” por parte dos investidores.
Além da Braskem, as ações da CCR caíram 3,13% no Ibovespa, segunda pior queda do dia. A terceira maior baixa ficou com o papel da Telefônica Brasil (VIVT3), de 2,63%.
Dez piores ações do Ibovespa hoje
- Braskem PNA (BRKM5): -5,13%
- CCR ON (CCRO3): -3,13%
- Telefônica Brasil ON (VIVT3): -2,63%
- Casas Bahia ON (BHIA3): -2,50%
- Dexco ON (DXCO3): -2,40%
- Usiminas PNA (USIM5): -2,27%
- Isa Cteep PN (TRPL4): -2,05%
- Petz ON (PETZ3): -2,02%
- CSN Mineração ON (CMIN3): -2,01%
- WEG ON (WEGE3): -1,86%