Renda variável: o que você precisa saber sobre esse tipo de investimento
Você sabe que tipo de riscos a renda variável tem? É mais recomendada para investidores conservadores ou arrojados? Veja o vídeo e entenda
A renda variável não é a preferida dos iniciantes. Porém, mais cedo ou mais tarde ela cruza a vida de todo investidor. Neste vídeo, você vai saber tudo para se preparar para esse tipo de investimento. Ela é um tipo de aplicação financeira em que você não consegue ter qualquer estimativa de retorno. Ou seja, ela varia dependendo de uma série de condições no mercado.
É nisso que ela mais se distancia da renda fixa. Nesta, o investidor conhece ou pode prever a rentabilidade antes mesmo de realizar a operação. Por isso, muita gente sente que a renda fixa é para quem procura mais segurança, como os investidores iniciantes. E para os que tem o perfil mais conservador. Na renda variável, não é possível ter muitas certezas. Por isso, ela seria mais adequada a quem consegue lidar com riscos sem desespero.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A renda variável é volátil, ou seja, diversos fatores podem afetá-la. D desempenho desse tipo de ativo é instável. Portanto, pode mudar devido a questões políticas, economia do país, variações de taxas de juros e inflação, desempenho das empresas, câmbio e até as expectativas do mercado. Investir nesse tipo de ativo significa que você precisa ficar atento. Assim, avalia se as suas escolhas estão sendo positivas, ou se é hora de rever o portifólio.
Quem quer investir em renda variável não precisa apenas apostar em ações negociadas na Bolsa de Valores. Existem diversos outros produtos nessa categoria. Alguns exemplos são: ETFs, câmbio, contratos futuros, fundos de investimentos, criptomoedas, entre outros. A variedade é grande, assim como os retornos e modos de funcionamento.
A maior vantagem da renda variável é que os retornos são potencialmente mais altos e podem vir em intervalos mais curtos, como acontece no day trade. E a desvantagem é o alto risco de perda. Em questão de dias é possível perder o dinheito investido.