Chairman do Morgan Stanley e ‘Bill Gates britânico’ estão entre desaparecidos de naufrágio de iate de luxo, na Sicília
O iate Bayesian, com 56 metros de comprimentos, partiu de Roterdã, na Holanda e naufragou na última segunda-feira
O chairman do banco americano Morgan Stanley, Jonathan Bloomer, e o bilionário da tecnologia Mike Lynch, conhecido como o ‘Bill Gates britânico’, estão entre os desaparecidos no acidente com o iate de luxo na costa da Sicília, na madrugada de segunda-feira (19).
O iate Bayesian, com 56 metros de comprimentos, partiu de Roterdã, na Holanda. Fez um cruzeiro pelas águas do Mediterrâneo, via estreito de Gibraltar, até que aconteceu o acidente.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Assim, a embarcação passava a noite ancorada em frente ao porto de Porticello, no golfo da cidade de Palermo. Então, foi acometida por ventos fortíssimos e uma inesperada tromba d’água, que primeiro virou o iate. E, depois, o afundou.
Bloomer estava com sua esposa, Judy. Enquanto Lynch viajava com sua companheira, Angela Bacare, e a filha de 18 anos, Hannah.
Últimas em Quem é?
Bacare foi resgatada viva. Bem como outras 14 pessoas. Hannah e Judy, entretanto, estão entre os desaparecidos.
Jonathan Bloomer
Além de chairman, Bloomer é, desde 2016, presidente do Morgan Stanley International, filial sediada em Londres do banco americano. Ele também é o presidente da seguradora Hiscox.
Aliás, foi Aki Hussain, diretor executivo do grupo Hiscoxm quem confirmou a notícia de que Bloomer e a esposa estavam entre os passageiros do iate de luxo.
“Estamos profundamente chocados e tristes com este evento trágico”, escreveu Hussain, em nota, segundo o o site da emissora de televisão americana CNBC News.
“Nossos pensamentos estão com todos os afetados, em particular a família Bloomer, enquanto todos esperamos por mais notícias desta terrível situação”, concluiu o executivo.
Mike Lynch: o Bill Gates britânico
Já o bilionário Mike Lynch é cofundador da empresa de software Autonomy. Recentemente, ele concluiu uma longa batalha jurídica contra a Hewlett-Packard (HP), que comprou a Autonomy em 2011.
O negócio movimentou US$ 11 bilhões e a HP acusou Mike Lynch de fraudar documentos e resultados da empresa.
No entanto, em junho, ao lado do ex-sócio, Stephen Chamberlain, ele foi inocentado pela Justiça americana, onde corria o processo, ao lado do ex-sócio, Stephen Chamberlain.
Além disso, em uma mórbida coincidência, Chamberlain morreu 48 horas antes do desaparecimento de Lynch. Ele foi vítima de um atropelamento enquanto se exercitava, correndo, na Inglaterra.
O advogado de defesa de Lynch e de Chamberlain, Christopher J. Morvillo, também estava entre os passageiros do iate de luxo. Ele, como seu cliente, também está desaparecido.