Você se sente seguro com o Pix? O assunto já chegou ao Senado

Projeto de lei deve criar mecanismos que permitem a rápida recuperação de valores

- Ilustração: Renata Miwa
- Ilustração: Renata Miwa


Nas últimas semanas, a segurança em torno do PIX foi quebrada e, portanto, questionada. Foram três vazamentos de informações de clientes em seis meses, o que colocou todo o sistema em alerta. Por enquanto, os hackers roubaram os dados das pessoas, não dinheiro, o que já causa grande preocupação. Porque este pode ser o começo de um golpe financeiro.

Discussão chegou ao Senado

Foi no cenário de preocupação com golpes, que o senador Chico Rodrigues (DEM-RR) afirmou ter apresentado nesta semana um projeto de lei para aumentar a segurança do Pix. Denomidado “Lei de Segurança do PIX”, a proposta deve criar mecanismos que permitem a rápida recuperação de valores transferidos por meio de fraude cometida pelo pagamento instantâneo brasileiro, o Pix.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O senador questionou a segurança do Pix já que que bandidos enxergaram a ferramenta financeira como um grande potencial para aplicar golpes em que as vítimas são sequestradas e mantidas em cárcere privado até terem suas contas bancárias esvaziadas.

O senador também disse que o projeto prevê a criação de uma senha de segurança para a utilização pela vítima em caso de sequestro-relâmpago. A senha vai permitir a realização da transferência, mas também emitirá um alerta ao banco.

Com reportagem da Agência Senado

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS