Recrie, repense e replaneje: 3 reflexões que podem fazer a diferença na sua vida financeira

Às vezes, quando algo sai errado ou da forma que não esperávamos, a melhor coisa é avaliar e propor uma ação de correção. Sem essa reflexão, podemos não ir a lugar nenhum. Cheguei nesse pensamento quando estive com a minha família em um shopping em São Paulo (vamos lembrar que essa é a praia que […]

Como melhorar sua vida financeira? - Foto: Freepik
Como melhorar sua vida financeira? - Foto: Freepik

Às vezes, quando algo sai errado ou da forma que não esperávamos, a melhor coisa é avaliar e propor uma ação de correção. Sem essa reflexão, podemos não ir a lugar nenhum. Cheguei nesse pensamento quando estive com a minha família em um shopping em São Paulo (vamos lembrar que essa é a praia que todo paulista ama), pois minha filha precisava comprar uma caixa de presentes. Entramos em uma papelaria e comecei a olhar o que tinha. Havia muitas coisas legais para decorar escritório: canetas, mapas, blocos, agendas, etc.

Porém, olhando mais abaixo, vi um bloco de notas com as palavras que dão nome a esse artigo (Recrie, repense e replaneje).

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Olhei para aquele bloco e, instantaneamente, me relacionei com aquela mensagem. Nos segundos posteriores, comecei a pensar em muitas coisas, principalmente nas que falharam, que não deram certo e que não tive coragem de mudar.

São em momentos como esse que somos provocados a refletir sobre nossas atitudes. Então, por que não recriar algo que gosta, ou mesmo repensar certos hábitos e replanejar a vida financeira? E por falar em vida financeira, a nossa vida muda mais depressa do que o cenário econômico.

Então, vamos às 3 reflexões:

Recrie

Recriar significa muitas coisas, como reinventar, refazer, reformular, reelaborar, reconstituir, restabelecer.

Já pensou como seria ter aqueles bons momentos que não saem da sua memória todos os dias?

Podemos recriar laços ao lado de pessoas que nos fazem sentir bem e que hoje estão mais distantes. É possível também recriar produtos e serviços que as pessoas tanto gostavam e hoje sentem falta.

Recrie viagens em família que nos marcaram. Podemos recriar momentos que são inesquecíveis. Podemos recriar bons hábitos financeiros que aprendemos com os nossos pais e avós.

Repense

Podemos repensar nossas atitudes e nossos hábitos.

Repensar é reconsiderar, é refletir antecipadamente sobre a decisão que estamos prestes a tomar. Podemos repensar nossas atitudes com as pessoas, hábitos alimentares, uma compra, um investimento, entre tantas outras coisas.

Por que então não repensar em fazer aquela previdência para o longo prazo e usar o tempo a seu favor? Por que não repensar umas férias com a família?

Repensar pode fazer maravilhas em sua vida, e não estou falando só da vida financeira.

Replaneje

Replanejar é uma condição necessária ao ser humano, porque corrige rumos para melhorar os resultados que queremos no futuro.

Por exemplo: já falamos aqui de uma regra chamada 1-3-6-9. Essa regra mostra quantos anos de salário precisam estar acumulados em cada momento de vida. E é uma forma simples de saber se seu planejamento de longo prazo está em linha com suas expectativas. Se ainda não está aderente, então, pode ser hora de replanejar. Aproveite esse momento e replaneje seus objetivos, seus investimentos e o que você deseja para o futuro.

Provoque-se!

Não imaginava que uma simples visita a uma papelaria traria tanto insight ao ver uma frase. Ela me provocou a recriar, repensar e replanejar algumas coisas.

Será que você se sentiu provocado também?

Então aproveite esse momento e planeje-se, pois o melhor dia para começar é hoje!

Texto escrito por Vinicius Panizza para o íon. Para ler outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Colunas


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS