Pagamento da restituição começa em 31 de maio

Data de entrega da declaração foi prorrogada, mas a da restituição não mudou

O envio da declaração do Imposto de Renda 2022 teve o prazo alterado para 31 de maio, mas as datas da restituição não mudaram. O primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda 2022 será pago também em 31 de maio, segundo informação da Receita Federal. Confira as datas:

  • 1º lote – 31 de maio de 2022;
  • 2º lote – 30 de junho de 2022;
  • 3º lote – 29 de julho de 2022;
  • 4º lote – 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote – 30 de setembro de 2022.

Como funcionam as regras para pagamento da restituição do IR?

Pelas regras do pagamento da restituição do Imposto de Renda 2022, têm prioridade as pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave e que tenham o magistério como principal fonte de renda. Em seguida, os pagamentos seguem a ordem cronológica de envio da declaração. Ou seja, quem envia primeiro deve receber antes, desde que a declaração não tenha qualquer inconsistência que possa conduzir o contribuinte para a malha fina.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Pix para receber a restituição do Imposto de Renda

Neste ano, é possível indicar a chave do Pix para receber o pagamento da restituição do Imposto de Renda, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração. Outra novidade é que, quando houver imposto a pagar, o DARF será emitido pelo programa ou aplicativo do imposto de renda com QR Code e poderá ser pago com PIX.

Dicas para preencher a declaração

Preencher o documento é relativamente simples, mas tem alguns detalhes. Nina Silva e Maju Marques fizeram um resumo que pode te ajudar:

  • Baixe o programa da Receita;
  • Separe seus documentos e dos dependentes – que podem ser filhos, cônjuge, netos e pais;
  • Pense se você vai escolher a declaração completa ou simplificada;
  • Pegue todo comprovante de despesas relativas à educação, saúde, pagamento de pensão alimentícia e contribuição pra previdência privada.

Quer saber mais como preparar sua declaração e imposto de renda? Veja o Papo de Finanças, logo abaixo:

Como declarar investimentos no Imposto de Renda | Inteligência Financeira


A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS