Hoje é o Dia do Cliente: redobre os cuidados com fraudes e golpes

Brasil registra mais de 1.000 tentativas de fraudes financeiras digitais por hora

Parabéns: nesta quinta-feira (15) é comemorado o Dia do Cliente. Além de homenagear os consumidores, a data nasceu como mais um estímulo para impulsionar as vendas, já que muitas marcas aproveitam para oferecer descontos, brindes e até estreitar a relação com os clientes.

Mas como se tem visto frequentemente, datas comemorativas abrem brechas para fraudes e já são muito visadas pelos criminosos.

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Segundo a empresa de cibersegurança PSafe, o Brasil registra mais de 1.000 tentativas de fraudes financeiras digitais por hora.

De janeiro a julho, foram mais de 5 milhões de tentativas de crimes, contra 2,5 milhões registradas no ano passado — um aumento de 97%. Somente em julho, foram 1,3 milhão de investidas dos golpistas.

Ataques virtuais em evolução

Para o perito em crimes digitais e CEO da Enetsec, Wanderson Castilho, os ataques virtuais estão em constante evolução e sendo aplicados por hackers cada vez mais audaciosos, e que sempre buscam novas formas de aplicar fraudes.

Basta um clique em um link suspeito para ter seus dados comprometidos. Por isso, o ideal é que empresas e pessoas reforcem a segurança digital, já que a tendência é que os ataques continuem em alta e muito mais corriqueiros.

Para complementar, o especialista ainda afirma que 97% dos crimes virtuais são realizados a partir do descuido dos consumidores.

O que fazer para evitar golpes

Para quem vai aproveitar a data para comprar alguma coisa, é importante tomar alguns cuidados para evitar os cibercrimes e o perito lista algumas dicas que podem ajudar:

Como funciona o phishing

No inglês, “phishing” significa “pescar”. Esse golpe tem como finalidade atrair as vítimas, e fazer com o que elas mesmas entreguem seus dados aos golpistas.

É através do envio de e-mails, mensagens de texto, ligações e até mesmo cópias idênticas de sites bastante conhecidos, que os criminosos de forma bem genuína e atrativa influenciam os consumidores a inserir seus dados pessoais, como login, senhas, e detalhes do cartão de crédito em páginas falsas para efetuar golpes.

Como evitar cair no golpe do phishing

Verifique sempre se já existe reclamação do site que você irá realizar a compra. Além disso, Castilho recomenda chegar às redes sociais da empresa, pois elas são ótimas aliadas para descobrir se existem reclamações dos consumidores.

Vale verificar também o domínio do site, e observar se há erros de português, ou até fotos de má qualidade. “Um site falso tem diferenças bem sutis em comparação com os sites reais” alerta o CEO.

Desconfie de contas bancárias

Jamais deposite valores em contas desconhecidas. Por exemplo: o anúncio informa que o produto pertence a uma loja. No entanto, a conta enviada pelo vendedor é em nome de uma pessoa física.

Se a loja está vendendo, provavelmente eles possuem uma conta de pessoa jurídica (CNPJ). Então, certifique todos os dados enviados e só deposite após ter certeza que as informações conferem.

Fuja de promoções e de falsa sensação de urgência

Os cibercriminosos tentam atrair os consumidores de diversas maneiras, mas Castilho explica que existem alguns métodos mais utilizados, como emoção, descontos e falsa sensação de urgência.

Por isso, desconfie sempre de preços que estão fora dos padrões ou abaixo do mercado, e de ofertas acompanhadas de frases como “Corra! Só restam duas unidades no estoque”.

Essa sensação de escassez faz com que o consumidor tenha sentimento de perda, e com medo de ficar sem o produto, acaba efetivando a compra sem pensar nos riscos.

“Antes de realizar qualquer compra, opte sempre pelo lugar que você conhece, ou que tenha uma boa reputação, pois o sentimento de ser enganado não vale nenhum desconto” conclui Castilho.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


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