Quando será paga a restituição do Imposto de Renda 2023 para quem caiu na malha fina?
1,4 milhão de pessoas caiu na malha fina; saiba o que fazer para receber o dinheiro
Como fica a situação de quem caiu na malha fina mas também tinha direito à restituição do Imposto de Renda 2023? Existe alguma previsão de quando esse dinheiro vai cair na conta? De acordo com a Receita Federal em São Paulo, todos os meses são emitidos lotes residuais de restituição do Imposto de Renda. Assim, a única diferença nesse cronograma é que, entre os meses de maio e setembro de cada ano, também são pagos os valores devidos aos contribuintes que entregaram a declaração do ano corrente e não caíram na malha fina. O dinheiro liberado nos lotes, sejam eles regulares ou residuais, é sempre creditado no último dia útil de cada mês.
Qual é o primeiro passo para receber a restituição?
O primeiro passo para receber a restituição é verificar o motivo pelo qual a declaração caiu na malha fina.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
De acordo com o balanço divulgado pela Receita Federal, 1,4 milhão de declarações do IR 2023 caiu na malha fina. Ou 3,1% do total de documentos enviados entre março e setembro.
Os principais motivos que levaram os contribuintes para a malha fina foram:
Últimas em Imposto de Renda
- 58,1% – Problemas com deduções realizadas, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total).;
- 27,6% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados;
- 10,0% – Divergências entre os valores declarados pelo contribuinte na sua declaração de Pessoa Física e os valores que foram informados pelas fontes pagadoras na DIRF;
- 4,3% – Outros fatores como deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos.
Veja como sair da malha fina
Confira, no vídeo a seguir, o passo a passo de como sair da malha fina:
Como corrijo a declaração do Imposto de Renda?
Após conferir os motivos que levaram a declaração à malha, é hora de corrigir os erros ou omissões e, assim, apresentar um novo documento à Receita.
Vejo passo a passo de como fazer uma declaração retificadora.
1) Acesse o programa
Entre no programa do ano da declaração que deseja corrigir. Neste caso, será o do Imposto de Renda 2023.
Para fazer o download do programa, clique neste link.
2) Abra a declaração transmitida
O programa mostra os vários estágios da declaração: “Nova”, “Em Preenchimento” e “Transmitidas”. Clique na aba “Transmitidas”.
Clique em cima da declaração que deseja retificar.
Assim que clicar na declaração, os ícones ao lado ficarão disponíveis. Clique então no ícone “Retificar Declaração” (o segundo de cima para baixo, identificado pelo símbolo de uma seta com a letra R dentro).
3) Nova cópia da declaração
A seguir, o programa irá criar uma cópia da declaração retificadora na aba “Em Preenchimento.”
3) Confira a tela Identificação do Contribuinte
Assim que abrir o programa, entre na tela “Identificação do Contribuinte”. Você verá que a declaração já está marcada como “Declaração Retificadora”.
4) Corrija os dados errados e transmita a declaração
Em seguida, corrija as partes em que houve erro ou omissão e transmita a declaração.
5) Confira regularmente o status da declaração
Confira de tempos em tempos o status da declaração no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) para verificar se está tudo certo com o processamento.