Posso corrigir a declaração para entrar no último lote de restituição do Imposto de Renda 2023?

A Receita paga nesta sexta-feira (29) a restituição; se você não está lá, caiu na malha fina. Mas ainda é possível mudar a declaração para entrar no último lote?

Prazo de entrega está sendo usando como estratégia por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União. Foto: EBC
Prazo de entrega está sendo usando como estratégia por contribuintes que apostam em alta no índice de correção dos valores que precisam ser repassados pela União. Foto: EBC

O contribuinte que fez a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2023 e percebeu que seu nome não estava na lista, já sabe que caiu na malha fina. Mas fica a dúvida se ainda é possível corrigir a declaração para entrar no último lote de restituição, que cai na conta nesta sexta-feira (29). A resposta é…. não.

CONSULTE AQUI SE RECEBEU SUA RESTITUIÇÃO

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

De acordo com a Receita Federal, não é mais possível corrigir a declaração para entrar no último lote de restituição, porque o lote já estava fechado há alguns dias.

Sendo assim, se alguém retificar a declaração nesta semana, não há mais qualquer possibilidade de receber o dinheiro neste lote.

Últimas em Imposto de Renda

O que fazer para receber a restituição?

Porém isso não significa que o contribuinte não precisa fazer nada agora. Caso a declaração tenha erros, é preciso que ele corrija a declaração para liberar o dinheiro da restituição.

Isso porque a Receita libera ao longo dos meses vários lotes residuais de restituição, à medida que as declarações são corrigidas ou que o cruzamento de dados mostre que a declaração estava correta.

Porém, caso a declaração tenha erros e o contribuinte não faça nada, corre o risco de ser intimado para prestar declarações. Nesse caso, ele perde o direito a fazer a declaração retificadora e está sujeito a multas.

E se a declaração não tiver erro, mas ficou presa na malha?

Se as informações prestadas na declaração estiverem corretas e o contribuinte não tiver nada para corrigir, poderá escolher se:

  • aguarda que a Receita Federal mande uma intimação ou notificação ou;
  • apresenta, a partir de 2 de janeiro de 2024, a documentação que comprova as informações declaradas, por meio do Processo Digital.

Preparamos este vídeo para te ajudar a entender direitinho como sair da malha fina, confira:

Quais os principais motivos para cair na malha fina?

A Receita Federal informou que os principais motivos que levaram as declarações a ficar presa na malha fina em 2023 foram os seguintes:

  • 58,1% – Problemas com deduções realizadas, sendo as despesas médicas o principal motivo de retenção (42,3% do total).;
  • 27,6% – Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual de titulares e dependentes declarados;
  • 10,0% – Divergências entre os valores declarados pelo contribuinte na sua declaração de Pessoa Física e os valores que foram informados pelas fontes pagadoras na DIRF;
  • 4,3% – Outros fatores como deduções do Imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados e divergência entre os valores declarados de carnê-leão e imposto complementar e os valores efetivamente recolhidos. 

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS
Exit mobile version