O que é o mercado fracionário? Como ele funciona?

Você não tem muita grana, mas quer investir em ações? Que tal experimentar comprar ações em lotes menores? Saiba mais no Glossário IF

Mercado fracionário: como funciona e como investir| Inteligência Financeira

Você não tem muita grana, mas quer investir em ações? Ou ainda está aprendendo sobre o mercado e quer testar os conhecimentos antes de investir na Bolsa de Valores? Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, uma dica ótima: o mercado fracionário! É como uma bicicleta com rodinhas: você aprende a pedalar, só que o risco de cair e se estatelar no chão é bem menor.

Quando você vai comprar uma ação, as empresas oferecem o chamado “lote padrão”, que nada mais é do que um pacotão com 100 ações. Você compra todas juntas. Mas, no caso do mercado fracionário, esse lote é “quebrado” para você poder comprar menos: uma, duas, três, dez, vinte, enfim, até 99 ações.

A renda fixa está em alta! Inscreva-se e receba a fórmula para chegar a R$ 1 milhão com investimentos de baixo risco.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

O mercado fracionário divide as ações em lotes menores

Isso significa que, ao invés de comprar de 100 em 100, no mercado fracionário você pode comprar aos pouquinhos. É como se no mercado padrão o investidor caminhasse com passos largos e, no fracionário, na pontinha do pé. E negociar “pedaços” do lote – ou “frações”, como o pessoal fala – é uma boa para quem está começando, testando o mercado de ações, e quer ser precavido, não quer mergulhar de cabeça para não se afogar. Funciona também para quem quer escolher várias ações diferentes e para quem quer vivenciar na pele todo o processo, aprendendo a lidar com as variações das cotações.

É importante saber também que os dois mercados, o padrão e o fracionário, negociam as mesmas ações, mas de forma independente: ou seja, as cotas e a liquidez são diferentes. Ao negociar pedaços de lote, na hora de comprar, você paga um pouco mais caro do que o lote padrão e, na hora de vender, ganha um pouco menos.

Quer saber mais sobre o mercado fracionário? Aperte o play lá em cima e veja o Glossário IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS