Você investe ou especula?

Investir ou especular? Qual deles você faz? Qual é a diferença entre eles? Saiba mais no Papo de Finanças

Investir ou especular? Entenda a diferença | Inteligência Financeira

No mercado financeiro existem duas palavras que ouvimos constantemente: investir e especular. Quando a gente começa a aplicar dinheiro não tem claro os conceitos de especular e investir. Muita gente acredita que eles são sinônimos. Mas não é bem assim.

Uma operação de investimento é uma análise que indica determinada segurança e remuneração apropriada. Ou seja, investir é resultado do estudo do tipo de ativo, da empresa, das condições da operação, riscos potenciais, objetivos, prazos, retornos… Não é imediato, é se dedicar ao assunto antes de decidir.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Mas especular também não é simples. Enquanto investir foca em analisar o ativo em si, especular fica mais ligado ao preço. É quando você se atenta ao mercado pra tentar prever o sobe e desce da bolsa e lucrar com ele. É muito o que acontece na operação de day trade.

A diferença entre especular e investir: o tempo

Seja o prazo pra conclusão, já que quem investe fica com o ativo por anos, acredita no potencial de geração de caixa da empresa. E quem especula segura por pouco tempo, vendendo até no mesmo dia se for o caso. Seja a forma como lidar com o presente e o futuro. O especulador quer antecipar o movimento pra onde os preços estarão nos próximos minutos, enquanto pro investidor isto não faz diferença, ele foca no longo prazo.

Ah, e vale dizer que, normalmente, quem especula tem um perfil mais agressivo , é de fato um movimento mais arriscado. E quem investe costuma considerar mais a segurança dos ativos.

Não tem vilão nem mocinho nessa história. Não tem como dizer que um está certo e outro errado. Investir e especular são abordagens diferentes, e sabendo as regras você joga como preferir.

O dinheiro é seu, você estuda as variantes e escolhe se investe ou especula de acordo com a sua inteligência financeira. Minha dica é se atentar a qual casa melhor com o seu perfil de pessoa que investe e com sua aversão a riscos.

Saiba mais no Papo de Finanças, com Nina Silva e Maju Marques!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS