Sexta-feira Santa: saiba o que abre e o que fecha no feriado de Páscoa

Veja como ficam bancos, transporte público, B3 e os serviços de saúde

Se você acha que o feriado de Páscoa existe simplesmente para trocar ovos de chocolate com os familiares e colegas, está muito enganado.

Na chamada Sexta-feira Santa, que este ano cai no dia 7 de abril, é comemorado a Paixão de Cristo, que culmina com a Páscoa, no domingo. Mas, apesar da paralisação nacional, alguns serviços funcionarão em horários especiais no feriado de Páscoa.

Confira abaixo o que abre e o que fica fechado na folga da Semana Santa:

Serviços bancários

Então, vamos começar com as instituições financeiras. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá serviço bancário nesta sexta-feira.

Por outro lado, apesar da pausa, as áreas de autoatendimento, os canais digitais e os remotos continuarão disponíveis para os clientes, tanto no feriado, quanto nos dias de semana.

“Os canais digitais de atendimento estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Graças ao expressivo investimento dos bancos em tecnologia e automação (cerca de R$ 35,5 bilhões em 2022), os canais eletrônicos assumiram a condição de canal mais utilizado para as transações bancárias, por ser uma alternativa prática e extremamente segura”, informou Walter Tadeu de Fariao, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Rodízio de veículos em São Paulo

Não haverá rodízio de carros ou de caminhões na capital paulista, segundo a Prefeitura de São Paulo. Aliás, as faixas exclusivas de ônibus também estarão liberadas.

Transporte Público

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes funcionarão, na sexta-feira, das 6h às 22h. Segundo a SPTrans, os pontos Jabaquara, Santana e o Posto Central estarão fechados.

Os ônibus também funcionarão normalmente como nos sábados, com cerca de 6,7 mil ônibus em circulação

Bolsa de Valores

A B3 também irá pausar seus serviços na Sexta-feira Santa, retornando na segunda-feira, das 10h às 17h.

Desse modo, tanto negociações no mercado, quanto registros, contratações, ou qualquer atividade serão suspensas no feriado. 

Saúde

Na capital paulista, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas as AMAs atenderão normalmente, das 7h às 19h, tanto na Sexta-feira Santa, quanto no domingo de Páscoa, inclusive para vacinação contra a covid-19 e multivacinação.

Leia a seguir

Leia a seguir

Aliás, outros estabelecimentos também funcionarão normalmente. São eles:

  • HospitaIs Municipais (HMs);
  • Prontos-socorros municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192;
  • Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Além disso, estarão em plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

Já os quatro hospitais veterinários públicos da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste) permanecerão fechados durante o feriado.

Shoppings

De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), na maioria das capitais, os shoppings irão funcionar das 14h às 20h no feriado.

Já os restaurantes da praça de alimentação estarão ativos das 11h às 23h.

STJ

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), irá pausar suas atividades a partir de quarta-feira (5), até a sexta-feira (7), segundo a Portaria STJ/GP 1/2023.

Sexta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo?

Esta dúvida fica no ar sempre que a data está próxima. Então, para acabar de uma vez por todas com a questão, saiba que a Sexta-feira da Paixão, que como falamos, este ano cai no dia 7, é considerada como feriado nacional. Já a quinta-feira (6) é taxada como ponto facultativo para alguns Estados e municípios.

Colaborou Daniel Navas