Qual é o melhor cartão de crédito para acumular pontos?

Especialistas explicam como aproveitar os programas de vantagens do cartão de crédito da melhor forma

Maquininha de cartão de crédito. Foto: Freepik
Maquininha de cartão de crédito. Foto: Freepik

Quem gosta de programas de vantagens sempre quer saber qual é o melhor cartão para pontos. Afinal, existem tantas opções de cartão de crédito no mercado que fica difícil escolher, não é?

Pois, então, para esclarecer as principais dúvidas sobre o melhor cartão de crédito para ganhar pontos, confira o que dizem os especialistas Fábio Baptista, diretor executivo da Agilizza Automação Fiscal, e Valter Police, planejador financeiro CFP e gerente da Droom Planner.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Quais são os principais tipos de programa de pontos de cartão de crédito?

Para você entender como funciona esse tipo de benefício do cartão, vamos começar, claro, pelo começo, ok?

Desse modo, então, Valter Police explica que existem basicamente três tipos de programas. O primeiro é aquele em que você acumula pontos para trocar por produtos e serviços em geral.

Últimas em Finanças pessoais

O segundo, considerado um subgrupo do primeiro, é o que oferece milhas que podem ser trocadas por passagens aéreas, hospedagem ou aluguel de carro, por exemplo.

Por fim, o terceiro tipo de benefício do cartão de crédito é o que oferece cashback. “Ou seja, você ganha dinheiro de volta e pode fazer o que quiser com esse valor”, esclarece o especialista.

Como ganhar pontos no cartão de crédito?

Como destaca Fábio Baptista, para acumular pontos, você precisa primeiramente se cadastrar no programa de fidelidade do seu cartão. “O cadastro costuma ser feito pela internet, no site do seu banco ou instituição, ou pelo telefone”, diz ele.

Além disso, claro, é importante usar o cartão de crédito nas suas compras do dia a dia. E não tem muito mistério, a regra é simples: quanto mais você usa, mais pontos pode ganhar.

“A melhor forma de ganhar pontos é concentrar seus gastos no cartão”, diz Valter. “Quanto mais alta for a fatura, mais pontos, milhas ou cashback você deve ganhar”, diz ele.

Mas atenção: é preciso ficar esperto para evitar gastar mais do que você precisa (ou deve) apenas com o propósito de acumular pontos. Afinal de contas, isso pode gerar uma dívida totalmente desnecessária. “Algumas pessoas acabam se viciando nesses programas”, diz o planejador financeiro. “É preciso tomar cuidado.”

Por outro lado, existem outras maneiras que podem ajudar a acumular mais pontos, e o melhor, sem precisar gastar mais por isso. Portanto, vale a pena checar quais são os parceiros do seu cartão de crédito que oferecem uma pontuação mais alta.

“Muitas vezes, o programa de pontos tem convênio com prestadores de produtos e serviços”, diz Valter. “Então, se você fizer compras dentro desse marketplace, a pontuação pode ser maior e você pode turbinar os ganhos”, alerta.

Aqui, porém, é preciso tomar o cuidado de checar o preço nessas lojas conveniadas. Será que elas têm o mesmo preço que você encontra no mercado em geral? Compare sempre!

Qual é o melhor cartão para pontos?

Valter é categórico ao responder qual é o melhor cartão para pontos. “Não existe uma resposta para essa pergunta”, diz ele.

E por que não? Por dois motivos. O primeiro é a dinâmica desse mercado de benefícios. “Afinal, o que é verdade hoje pode não ser verdade amanhã, porque essas mecânicas de pontuação do cartão de crédito mudam muito”, explica.

O segundo ponto é que não existe o melhor programa de pontos para todo mundo. “Depende do seu objetivo, do seu perfil e de todas as análises que citamos acima”, diz ele.

Ou seja, se você quiser vantagens para viajar, por exemplo, um programa de milhas pode ser ideal. Mas, se quiser dinheiro de volta para investir, aí, o cashback pode ser a melhor opção.

Além disso, Valter lembra que, em geral, os melhores programas são oferecidos para quem tem renda mais alta ou maior volume de investimentos. Claro que também existe um porém nessa história. Esses cartões, muitas vezes, cobram anuidade, que não são nada baratas. “Por isso, você precisa verificar o valor e avaliar se vale a pena”, diz ele.

Que cuidados é preciso tomar com programas de pontos do cartão de crédito?

Agora vamos a uma lista com as dicas dos nossos especialistas para aproveitar da melhor forma os programas de pontos do cartão de crédito.

Então, veja só os cuidados que você precisa tomar na hora de usar o programa de pontos do cartão:

  • Não consuma mais do que pode (ou deve) apenas para acumular pontos;
  • Fique atento às regras do programa para não perder suas vantagens;
  • Acompanhe o saldo de pontos e as datas de validade para evitar que eles expirem antes de serem resgatados;
  • Escolha o melhor cartão para seu perfil e seus objetivos.
A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Crédito


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS