Descubra por que você devia fugir da poupança!
Ela ainda é o investimento favorito dos brasileiros, mas rende menos que outros ativos seguros
Você já deve ter ouvido dizer que a poupança é um investimento que rende muito pouco. Mas por quê? Ela vale a pena mesmo assim? Não. O melhor é fugir da poupança.
A poupança é um investimento muito popular aqui no Brasil. Nós brasileiros adoramos uma cadernetinha, não é mesmo? Eu mesmo tinha dinheiro na poupança até o ano passado.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Segundo o estudo Raio-X do Investidor Brasileiro de 2022, 23% dos brasileiros investem na poupança. São quase 50 milhões de pessoas. Só para comparar, a torcida do Corinthians tem 30 milhões. Ou seja, é muita gente!
Mas a verdade é que a poupança é como aquela peça de roupa velha. Sabe aquela camiseta meio gasta, meio furadinha que você só usa para ficar em casa ou, no máximo, pra ir à padaria? Mas que não joga fora porque ela é confortável, familiar e macia?
Pois é, a poupança é essa peça de roupa meio desgastada, que já viu dias melhores. Ela pode até ser confortável, mas ela não serve para ir passear na livraria no domingo, ir tomar um café com o crush, nem ir ao shopping trocar aquela bermuda que ficou apertada. Aliás, esses são exemplos todos fictícios.
A poupança rende menos do que outros investimentos seguros
E por quê? Porque segundo o que os especialistas contam para a gente, o rendimento da poupança geralmente não vale a pena. Deixar seu dinheiro lá pode, na verdade, te deixar no prejuízo, você sabia?
Especialmente agora que a gente está vivendo agora, de alta nos juros e também alta da inflação. O rendimento da poupança tem perdido para o rendimento da inflação ultimamente, sabia? Nos últimos quatro anos, ela só rendeu mais que a inflação uma vez.
Aí você vai me dizer: Mas Diogo, a poupança é fácil, simples de entender e ela não paga imposto nem taxas. E além de tudo ela é segura! Olha, isso tudo é verdade. Mas, existem outros investimentos tão seguros quanto ela que rendem mais.
Por exemplo, o CDB e o Tesouro Direto, que são dois investimentos de renda fixa muito seguros e que tiveram um retorno bem melhor do que a poupança.
A questão com a poupança não é nada pessoal, viu pessoal. Claro que entre guardar dinheiro nenhum e colocar na poupança, o melhor é deixar na caderneta. Mas quem quer começar a investir e colocar o dinheiro para trabalhar de verdade, a poupança está longe de ser a melhor opção; melhor fugir.
Então, fique sempre de olho aqui na Inteligência Financeira porque a gente te mostra várias opções fáceis, seguras e com rendimento melhor que a bendita da caderneta.