4 dicas para sobrar dinheiro para investir no fim do mês
O que você pode fazer para separar uma parte do que ganha para aplicar em investimentos? No Passo a Passo, você aprende a guardar dinheiro para poder investir
Todo mundo quer ter dinheiro sobrando no fim do mês. A gente quer ter as contas pagas, o mercado feito e o saldo longe do vermelho. Para te ajudar, separamos quatro dicas para sobrar dinheiro para você investir no fim do mês.
A primeira dica é ter controle pessoal. Você tem que saber quais são as suas prioridades. Se nesse momento da vida o seu foco está em economizar para investir, você tem que desviar das tentações e ser forte. Aceitar que as vezes vai ter que deixar de fazer algo que quer para chegar na quantia mínima para o investimento que você estudou e está interessado.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
O segundo conselho é ter cara de pau e pedir descontos. É isso mesmo, você precisa pedir descontos sempre em nome do seu bolso. E pode ser da forma tradicional: de conversar com o vendedor, perguntar quanto de desconto ele consegue, se pagar à vista diminui o valor…
Pesquise antes de comprar para sobrar dinheiro no fim do mês
Ou você pode pesquisar antes de comprar, dando uma olhada para ver se tem promoção, se tem cupom de desconto, usando plataformas que comparam preços, e até buscando opções de atacado. O que ajudar a diminuir os custos vale a pena e será sua escolha a partir de hoje.
Também tenha metas. Pode ser uma meta simples, como guardar R$ 100 por mês para investir em um ativo mais atraente que a poupança. Ou uma meta mais ousada, como estudar para comprar ações, estipular um valor para acumular em um ano. Quando temos metas, nos comprometemos mais com a missão, e ficamos motivados para completar o objetivo no prazo.
E para guardar um dinheiro para os investimentos, acho bacana seguir uma regrinha simples que o Serasa ensina: de dividir o dinheiro em três partes:
- 50% do salário para contas principais, como casa, carro, alimentação, médico…
- 35% para gastos extras, como lazer, restaurante, cabeleireiro…
- 15% para fazer o seu colchão de emergência, ou seja, para guardar e investir.
Quer mais dicas de como guardar dinheiro para investir? Veja o nosso vídeo!