Dicas para pedir aumento de salário

Está precisando de uma grana extra, mas não sabe como conversar com a chefia? O Listas IF dá dicas do que você pode fazer

Está precisando de um aumento de salário? O Listas IF explica como pedir com segurança e sem climão.

Primeiro: estude o mercado. Saber se seu ramo está aquecido ajuda a identificar seu poder de negociação. Depois, tem que colocar a mão na consciência. Avalie de maneira realista seu desempenho e entregas. Você está merecendo mesmo o aumento de salário? Então, trace um plano de carreira para mostrar que não é só sobre dinheiro, mas também desenvolvimento profissional.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

E não exagere na proposta! Pesquise o mercado para fazer um pedido justo e que caiba no orçamento. Um bom balizador, além dos salários médios do mercado, é o dissídio da categoria. Se não for relevante, apele para inflação anual. É bom ter alguns números na manga na negociação.

A Inteligência Financeira tem diversos conteúdos sobre finanças pessoais. Veja alguns:

Dicas de educação financeira para jovens driblarem os preços altos

Os jovens entre 20 e 30 anos experimentam pela primeira vez o cenário de inflação alta, prolongada e dispersa entre os preços de vários produtos e serviços do cotidiano, dos transportes aos alimentos. O IPCA acumulado em 12 meses atingiu 11,3% em março, o sétimo mês consecutivo em dois dígitos. Isso não ocorria desde o surto inflacionário entre novembro de 2002 e novembro de 2003, sob forte influência do dólar.

Diante dessa conjuntura, é preciso saber organizar o orçamento para driblar a corrosão do poder de compra. Para ajudar nessa missão, o GLOBO conversou com os especialistas André Braz, coordenador do Índice de Preços do FGV IBRE, e Pedro Leão Bispo, professor dos MBAs da FGV.

Como gastar menos no supermercado

Uma pesquisa feita pela Proteste com 500 pessoas em São Paulo e no Rio de Janeiro mostrou que 65% dos entrevistados estão optando por parcelar as compras feitas no supermercado. Isso mostra uma dificuldade que o consumidor está tendo para suprir necessidades básicas. E é por isso que convidamos Idean Alves, sócio da Ação  Brasil Investimentos, para dar dicas sobre como economizar nas compras.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS