Veja 3 dicas para manter a saúde financeira, pagar as contas e fugir das dívidas

As recomendações são do programa Desenrola Brasil; saiba por onde começar

Investir em Tesouro Direto ainda vale a pena com a queda dos juros? - Foto: Freepik
Investir em Tesouro Direto ainda vale a pena com a queda dos juros? - Foto: Freepik

Quem precisou usar o programa Desenrola Brasil para renegociar dívidas bancárias sabe como é difícil ficar endividado, ficar com o nome sujo e sem crédito na praça. Para não passar por esta experiência novamente, um dos pontos principais do programa é levar educação financeira para toda população, e não apenas para aquela parcela que acabou se enrolando com as dívidas.

A página do programa no site do governo traz três dicas para o cidadão não se endividar novamente, arrumar suas contas, planejar as compras no cartão de crédito e começar a fazer investimentos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A seguir, veja 3 dicas do programa Desenrola Brasil para manter a saúde financeira. Vale a pena pôr em prática.

3 dicas do Desenrola Brasil para manter a saúde financeira

1. Acompanhe seus gastos de perto

De acordo com o programa Desenrola Brasil, a melhor forma de não perder o controle das contas e começar a acompanhar os gastos de perto. Para fazer isso, é possível usar planilhas, aplicativos e até um caderninho.

Últimas em Finanças pessoais

Por isso, a melhor ferramenta é de controle financeiro é aquela que funciona para você.

Além disso, o mais importante é criar o hábito de, pelo menos uma vez por semana, separar meia hora do seu dia para dar uma olhada nos seus gastos do mês. Escolha um dia fixo para isso e anote sempre na sua agenda.

2. Planeje suas compras no cartão de crédito

Quem renegocia ou quita as dívidas, volta a ter acesso ao cartão de crédito. Esta é uma ferramenta muito útil para quem sabe usar bem, mas, para quem ainda não tem muito controle, tem de ficar atento à maneira correta de usar o cartão. Seguem algumas dicas para aprender a usar melhor o cartão de crédito:

Desse modo, sempre que der para esperar para comprar, prefira guardar o dinheiro para pagar à vista no futuro, em vez de parcelar agora.

Outra dica de saúde financeira do Desenrola Brasil é que, caso decida parcelar, pague sempre o valor integral da fatura no vencimento. Os juros do crédito rotativo são os maiores do mercado.

Evite pagar despesas frequentes no cartão, como as compras do supermercado. Prefira usar o cartão para gastos maiores ou urgentes.

3. Comece a poupar agora

Em vez de ficar sonhando com o dia em que vai sobrar dinheiro para guardar, que tal começar agora mesmo com o valor que é possível para você hoje?

Guardar pouco é sempre melhor do que guardar nada, sugere a página do programa Desenrola Brasil. Por isso, criar o hábito de poupar um valor todo mês é a melhor prática financeira que existe. Quem consegue fazer isso, vai transformar a própria vida para melhor para sempre.

A primeira vantagem de começar a poupar é ter dinheiro para lidar com imprevistos como desemprego, geladeira quebrada ou gastos inesperados de saúde, sem que isso signifique entrar no rotativo por desespero.

Outra vantagem do hábito da poupança é que te leva a conseguir realizar seus sonhos e também a conseguir, em um prazo maior, a tão sonhada independência financeira. Enquanto isso, veja 6 passos para atingir a tão sonhada independência financeira

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS