Golpes no cartão de crédito: saiba como evitar; se você foi vítima, veja o que fazer
Listamos os 7 golpes mais praticados por bandidos e te mostramos como você pode se prevenir
Você sabia que o Brasil é o segundo país com maior risco de fraudes eletrônicas, perdendo apenas para a China? O dado vem de um relatório da Visa de 2023, que foi citado na abertura da campanha Tem Cara de Golpe, cuja segunda fase foi lançada na terça-feira (10), pela Associação Brasileira de Bancos (ABBC). A preocupação das instituições financeiras é que cada vez é bombardeado por tentativas de fraudes.
Aliás, de acordo com a Serasa, apenas em 2023 o país contabilizou 9,8 milhões de tentativas de fraudes. Desse total, as maiores ameaças são golpes envolvendo cartão de crédito (36%). Em segundo lugar, estão os golpes de transferência via Pix (21%).
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Aliás, vítimas de golpes têm mais chances de cair novamente no conto de novos criminosos.
A melhor maneira de se proteger dos golpes digitais, especialmente com cartão de crédito, é conhecer e saber como agir. Dessa maneira, separamos os 7 principais golpes com cartão, como evitar e também o que fazer se cair em um golpe. Confira.
Últimas em Consumo
Você vai ler
7 golpes do cartão de crédito para você ficar de olho
Confira os 7 principais golpes do cartão de crédito – e saiba como não cair nas garras dos criminosos. As dicas são da Campanha Tem Cara de Golpe, da ABBC, e também do Itaú.
1. Golpe da troca do cartão durante a compra
O criminoso finge passar o valor da compra no cartão. Enquanto isso, ele observa atentamente a pessoa digitar a senha. Diz, então, que a compra não foi finalizada e pega o cartão para realizar a operação de novo.
Por fim, sem que a pessoa perceba, o bandido devolve um cartão diferente para a vítima após o pagamento, enquanto guarda o cartão verdadeiro consigo.
2. Golpe do extravio de cartão
Esse golpe acontece quando criminosos furtam a correspondência enviada pelo banco antes de ela chegar na casa do cliente.
Assim, de posse do cartão, acessam sites de cadastros para obter suas informações. A partir daí, entram em contato com a pessoa, se passando pelo banco, e informam que houve algum problema na entrega ou que, para continuar o processo, você deve fazer o desbloqueio do cartão pelo app ou bankline.
3. Golpe do falso motoboy
Neste golpe, criminosos ligam para a vítima por telefone informando sobre compras que não foram feitas e orientam para que ela ligue para a central do banco. Assustada, a vítima não percebe que os bandidos permaneceram na linha enquanto é feita a ligação.
Desse modo, enquanto a pessoa pensa estar falando com o banco, está, na verdade, passando seus dados pessoais e a senha do cartão para os bandidos. Ao fim da ligação, os criminosos orientam a vítima a entregar o cartão para um motoboy que irá buscá-lo.
4. Golpe com o número do cartão na internet
Os criminosos descobrem os dados do seu cartão e utilizam essas informações para realizar compras online em diversos sites da internet.
5. Golpe da troca de cartão no caixa eletrônico
Ao notar que a pessoa está com dúvidas sobre o funcionamento do terminal eletrônico, o criminoso lhe oferece ajuda.
Desse modo, sem que você perceba, ele observa a senha que você digitou no caixa e, fingindo ajudar pega rapidamente o seu cartão e faz a troca.
6. Golpe do delivery
O golpe do delivery consiste na adulteração das maquininhas de cartão na compra de produtos feita por aplicativos de entrega.
Na hora de entregar o pedido feito por aplicativos de delivery, o criminoso, ao receber o pagamento, utiliza uma maquininha com o visor danificado, passando no dispositivo um valor superior ao da compra.
7. Golpe em compras durante pagamentos presenciais
Depois de realizar suas compras em um estabelecimento, o cliente oferece o cartão de crédito ou débito para fazer o pagamento. O golpista observa atentamente enquanto a vítima digita a senha do cartão e avisa, então, que a compra não passou. Diz que vai pegar uma outra maquininha e se afasta com o cartão.
Enquanto isso, o golpista aproveita para passar um valor muito maior do que a sua compra. Depois, volta com outra máquina para que o consumidor faça novamente o pagamento da compra, sem que perceba que foi lesada.
Como se prevenir para não cair em golpes do cartão de crédito
Confira as dicas para evitar cair em golpes do cartão de crédito:
- Use sempre um cartão virtual para fazer compras online;
- Ao digitar a senha, não deixe que ninguém a veja. Cubra o visor com a mão para evitar que alguém fique olhando;
- Se o cartão não passar de primeira, redobre a atenção;
- Não faça um pagamento se o visor da maquininha estiver quebrado ou com algum defeito;
- Sempre confira o valor cobrado antes de digitar a senha. Depois, peça o comprovante;
- Não continue a digitar a senha se os números ficarem visíveis no visor, pois isso já é um indício de clonagem;
- Nunca compartilhe informações do seu cartão de crédito, especialmente a senha e o CVV;
- Sempre passe você mesmo o cartão na maquininha. Não entregue seu cartão durante o pagamento;
- Não use Wi-Fi público para fazer transações bancárias;
- Não mande fotos do seu cartão por aplicativos de mensagem nem empreste o cartão para outras pessoas;
- Nunca faça o desbloqueio do cartão antes de recebê-lo;
- Avise o banco caso não receba o seu cartão no prazo informado;
- Não informe os dados do seu cartão a alguém que se diz do banco. Especialmente a senha.
- Ao descartar seu cartão de crédito ou de débito, sempre corte o chip em pedaços;
O que fazer se você caiu no golpe do cartão de crédito?
Ao perceber que caiu em um golpe do cartão de crédito, faça contato urgente com a instituição financeira e peça bloqueio imediato do cartão.
Registre um boletim de ocorrência eletrônico, se houver essa opção no seu Estado, ou procure a delegacia mais próxima para registrar um boletim de ocorrência;
Revise todas as transações recentes do seu cartão de crédito, anotando, ainda, todos os detalhes das transações.