RENDA VARIÁVEL
Analistas de Goldman Sachs, XP Investimentos e BTG Pactual reforçaram a recomendação de compra para as ações do Itaú (ITUB4). Isso após indicações do CEO, Milton Maluhy Filho, sobre Inteligência Artificial e o pagamento de dividendos extraordinários.
Outros executivos do Itaú também citaram avanços no uso de computação em nuvem e inteligência artificial (IA). Dentre outros resultados dessa campanha, o Itaú reduziu pela metade suas perdas com fraudes nos últimos anos. Adicionalmente, o banco estimou que a adoção de IA pode reduzir seu custo de atendimento em 20% a 40% nos próximos anos.
“O evento reforçou nossa visão de que o Itaú está bem à frente dos pares tradicionais em termos de tecnologia, processos e estratégia”, escreveram Mario Pierry e Flavio Yoshida, do Bank of America, também com recomendação de compra para a ação. Do mesmo modo, a XP elogiou as sinalizações do banco em tecnologia. “Mantemos perspectiva positiva sobre a capacidade do Itaú de se adaptar às mudanças e permanecer como um dos bancos mais eficientes”, escreveu a XP.
Em outra frente, os analistas receberam com otimismo declarações de Milton Maluhy Filho sobre política de distribuição de dividendos. O executivo disse que o banco pode distribuir o excesso de capital até o final do ano, após obedecer atualizações regulatórias sobre exigências de capital.
Maluhy expressou preferência por pagamento de dividendos extraordinários em vez de aumentar o pagamento mínimo. Dessa forma, isso permitiria ao Itaú aproveitar as oportunidades de crescimento e enfrentar eventuais desafios adiante. “Reiteramos nossa classificação de compra, dada a alta lucratividade e o saudável rendimento de dividendos do banco”, escreveram Tito Labarta e equipe, do Goldman Sachs.