‘Onde investir 2025’: pesquisa exclusiva IF indica que para lucrar é preciso ir além do tradicional
O levantamento da Inteligência Financeira consultou 24 gestores de 19 corretoras localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo
O cenário de risco para 2025 deve levar o investidor a ir além da fórmula tradicional de investimentos 60/40. Essa é uma das conclusões da pesquisa exclusiva Onde Investir 2025 elaborada pela Inteligência Financeira.
Assim, o tradicional portfólio 60/40 que recomenda alocação de 60% dos recursos disponíveis em renda variável e os outros 40% em renda fixa já não será suficiente para proteger e remunerar seus investimentos em 2025.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A pesquisa foi realizada entre 13 e 18 de novembro. Foram colhidas informações de 24 gestores de 19 corretoras localizadas em São Paulo e Rio de Janeiro.
Então, a relevância da pesquisa reside no fato de que esses especialistas administravam – no fim do ano passado – mais de R$ 1,8 trilhão em recursos.
Últimas em Onde Investir em 2025
O levantamento da Inteligência Financeira consultou 24 gestores de 19 corretoras localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. A consulta ocorreu no fim do ano passado. Juntos, eles reúnem R$ 1,8 trilhão de ativos sob custódia. Os investidores se dizem pessimistas para a economia brasileira em 2025.
Faça o download da pesquisa Inteligência Financeira Onde Investir 2025.
O que você vai encontrar:
- Onde investir diante do cenário local e global de incerteza
- A carteira de investimentos ideal para 2025
- Donald Trump retorna à presidência dos EUA: veja impactos para dólar, juros e criptoativos
- Otimismo com relação à economia dos Estados Unidos: o que isso significa para os investimentos?
- Preocupação com as perspectivas de crescimento na China: quais os riscos para setores e ações no Brasil?
- Expectativa de desaceleração da economia brasileira: veja como cuidar dos seus investimentos agora
Para além da fórmula 60/40
Então, a respeito da afirmação que o investidor deveria ir além da tradicional equação, a resposta dos gestores participantes é explícita no gráfico a seguir.
Assim, a pesquisa indica que a diversificação dos investimentos é um ponto-chave diante de um ano com muitos riscos. Então, o cenário fiscal no Brasil ainda preocupa e as ações divulgadas pelo ministério da Fazenda no ano passado não parecem ter sido suficientes. Dessa forma, relatório do Itaú indica que o País pode caminhar para um cenário de dominância fiscal caso novas medidas não sejam anunciadas.
Dessa maneira, dominância fiscal é quando o Banco Central perde a capacidade de controlar a inflação por meio de uma política restritiva de juros. A taxa Selic no Brasil está em 12,25% ao ano e o BC já sinalizou mais dois aumentos nas duas primeiras reuniões de 2025. A primeira ocorre na semana que vem.
Os especialistas ainda indicaram, quando perguntados, quais são posições defensivas. Assim, pensando em proteger seus portfólios. Dessa maneira, as recomendações oscilam entre ter parcela relevante em renda fixa, apostar em ativos seguros como ouro e o próprio dólar e optar por ações de bancos e seguradoras.
Pesquisa Onde Investir 2025: saiba o que encontrar
Então, a pesquisa que você confere aqui ainda mostra que há otimismo com relação à economia dos Estados Unidos, preocupações com a perspectiva de crescimento da China, o impacto da presidência de Donald Trump no dólar, juros e até criptoativos e indica como investir dada a provável desaceleração da economia nacional.