Listas IF: 3 dicas para se começar a investir em ações

Antes de se arriscar na Bolsa de Valores, você precisa saber de algumas coisas. No Listas IF, damos dicas de como se preparar para investir em ações.

3 dicas para se preparar para investir em ações | Inteligência Financeira

Para começar a investir em ações, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora ou banco de investimentos. São essas instituições que fazem a ponte entre você e a Bolsa de Valores. Isso acontece por meio do home broker, sistema onde é possível negociar os ativos online.
É aquela a imagem clássica dos nomes e cotações que quando sobem ficam verdes e caindo ficam vermelhas.

Ao abrir a conta, você precisa fazer um teste para entender seu perfil de pessoa que investe. Assim, você descobre se tem jogo de cintura para entrar no mundo arriscado das ações. Agora é hora de escolher suas ações. Mas como decidir? Não existe fórmula mágica, a resposta é pesquisa, análise e estratégia, sem esquecer que de todo jeito você corre riscos.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Existem dois métodos para avaliar o preço de uma ação: a análise técnica e a fundamentalista. E nenhuma delas é muito simples. Em ambas você vai precisar usar a cabeça.

Ações: dois tipos de análise

A análise técnica é para quem é chegado em gráficos e gosta mesmo da Bolsa. A ideia é estudar os gráficos das variações de preços de uma ação, em minutos ou meses, para identificar padrões e tentar prever comportamentos. Entendendo como uma ação se comporta, você compra na baixa e vende na alta. Mas acertar esse timing é complicado. Até quem entende do assunto pode errar.

Já a análise fundamentalista envolve mais leituras, conexões e muito estudo. Nessa análise, você analisa as características financeiras de uma empresa. Por exemplo, quer investir na Apple? Pesquise sobre a perspectiva de crescimento, os últimos resultados, o desempenho, o lucro, os gastos. Também é importante ler as notícias de economia para acompanhar as especulações do mercado. Com essas informações, você consegue julgar se está fazendo um investimento sólido ou se é uma empresa que pode quebrar mês que vem.

Com estudo, você reduz os riscos e compra ações de forma mais segura. Mas é investimento de alto risco, lembre-se sempre.

Veja mais dicas para começar a investir em ações no Listas IF!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS