Exportação de angus cresce quase 8%. Como ganhar dinheiro com a carne?

Entre os maiores compradores estão Arábia Saudita, Chile, Holanda e China; saiba como investir

A carne angus deve ter um bom desempenho no segundo semestre de 2024 - (Foto: Freepik)
A carne angus deve ter um bom desempenho no segundo semestre de 2024 - (Foto: Freepik)

Você já comeu ou já ouviu falar na carne angus? Esse tipo de proteína animal parece estar em evidência no mercado nacional e internacional. Afinal de contas, as exportações brasileiras de carne angus certificada cresceram 7,8% nos primeiros seis meses desse ano, foi o que apontou a Associação Brasileira de Angus.

Foram comercializadas o total de 1,3 mil toneladas da proteína. E entre os maiores compradores estão Holanda, Arábia Saudita, Chile e China.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Além disso, novos mercados surgiram nesse período. Os países que passaram a exportar a carne angus certificada brasileira são: Aruba, Maldivas, Iraque, Senegal, Georgia e Turquemenistão.

Destino da carne angus ainda tem maioria no mercado interno

Ainda de acordo com a Associação, dentro dos produtos certificados embalados à vácuo, do total de 16,9 mil toneladas produzidas, 8% tiveram como destino o mercado externo e 92% permaneceram no mercado interno. Ou seja, aqui no Brasil.

Últimas em Renda variável

“Assim como no exterior, cresce significativamente o interesse e a percepção do consumidor doméstico para essa fatia da carne premium. Isso porque, ano após ano, esse é o resultado de uma organização de toda cadeia”, afirma Ana Doralina Menezes, gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada.

Ainda de acordo com a executiva, esse aumento na procura pela proteína também é fruto de um trabalho ativo no mercado externo.

“Ou seja, estamos mostrando que temos produtos premium de alta qualidade e de forma escalonada. Por isso digo que é resultado de toda cadeia produtiva. Lembrando que esse mercado é diferente do mercado de commodities, onde é exigido altos padrões de qualidade, tamanho de corte, acabamento, marmoreio e a constância na entrega”, comenta.

Desempenho da raça Angus também fechou em alta

Além disso, a Associação pontuou que os abates da raça Angus tiveram crescimento de 13%, com mais de 226 mil cabeças abatidas. Outro aumento foi no volume de produção, que chegou ao patamar de 22,8 mil toneladas de carne angus, entre industrializada e a vácuo. E isso representa 26% a mais que no período anterior.

O que esperar da carne angus para o segundo semestre?

Para Ana Doralina, o Brasil deve ter um bom crescimento em comparação ao primeiro semestre.

“Esse movimento do mercado externo é maior no segundo semestre naturalmente. Portanto, é o período em que a gente tem o maior consumo e os maiores pedidos. No ano passado, por exemplo, as exportações de carne angus certificada tiveram um incremento considerável de 68% em comparação a 2022”, comenta.

E a perspectiva é que essa curva ascendente das exportações se repita em 2024. Resultado, segundo a executiva, de todo esse trabalho estruturado que a Associação Brasileira de Angus vem fazendo para as exportações de carne angus certificada brasileira.

Como investir na carne angus por meio de ações

Claro que não existe um produto financeiro específico que esteja destinado à carne angus.

Mas, por outro lado, é possível comprar papéis das empresas que produzem a proteína.

E aí estamos falando de companhias como a Marfrig (MRFG3), Minerva (BEEF3), JBS (JBSS3), entre outros. O ideal, claro, é analisar com cautela o posicionamento de cada empresa, o pagamento de dividendos, o preço das ações dessas companhias, e claro, verificar se esses papéis são interessantes para o seu perfil e objetivos.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Commodities


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS