Como escolher o melhor fundo imobiliário para sua carteira?
Há inúmeras opções, mas os papeis escolhidos têm que ter a ver com seu perfil, objetivos e prazos
Se você der uma rápida olhada nas sugestões de investimentos do seu banco ou corretora, vai observar que há uma série de fundos imobiliários (FIIs). Mas, afinal, como escolher o melhor fundo imobiliário para sua carteira?
Os consultores financeiros apontam alguns caminhos. O primeiro deles é você se informar sobre o ativo em sites como a Inteligência Financeira. Aliás, temos uma página que aborda exclusivamente o assunto e você pode conferir aqui.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
É preciso também checar se seu perfil de investidor, ou seja, seu apetite ao risco é condizente com os FIIs, uma vez que eles fazem parte da renda variável. Ou seja: são negociados em bolsa e, portanto, as cotas podem oscilar bastante.
Assim, você pode montar seu próprio planejamento financeiro.
Últimas em Renda variável
Especialista te ajuda a escolher o fundo imobiliário
Porém, se você achar tudo isso complexo e algo que demande muito tempo, você pode contar com o suporte de um profissional da área de finanças.
Por quê? Porque este especialista vai conhecer seu perfil de investidor, saber dos seus objetivos financeiros e prazos e irá montar, com seu auxílio, um plano estratégico de investimento.
Então, junto com você, ele consegue montar uma carteira de FIIs com foco em imóveis residenciais e galpões logísticos, por exemplo.
E, por outro lado, podem te mostrar o que evitar de tempos em tempos, como o setor de hotelaria, que oscila bastante.
De todo modo, você não precisa ter apenas um fundo imobiliário na carteira – mas também não precisa ter 10. E sobre isso você também deve falar com um especialista.
Neste sentido, aqui você tem dois caminhos: escolher um coach ou um planejador financeiro. Para entender a diferença entre os dois profissionais, leia o texto Coach ou planejador financeiro: entenda as diferenças e saiba qual escolher.
De todo modo, jamais delegue a administração do seu capital a outras pessoas. Com os especialistas você tira dúvidas e traça um plano conforme suas necessidades. Mas quem deve administrar seu dinheiro é você.