Tesouro Direto suspende negociação de títulos prefixados e pós atrelados à inflação
Suspensão acontece no dia seguinte em que o Tesouro Nacional pagou a maior taxa de juros do ano
O site do Tesouro Direto suspendeu na manhã desta quarta-feira (16) a venda dos títulos mais buscados pelo investidor neste momento: os pós fixados atrelados à inflação (IPCA), assim como papéis prefixados.
A suspensão acontece um dia depois do Tesouro Nacional pagar a maior taxa de juros do ano. O gatilho teria sido o recrudescimento do ceticismo com relação ao cumprimento das regras fiscais pelo governo. Isso, associado às incertezas sobre a trajetória dos juros dos Estados Unidos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A negociação permaneceu suspensa durante toda a manhã e os títulos retornaram ao sistema do Tesouro Direto por volta das 12h30.
Títulos do Tesouro direto nas máximas
Ontem, por exemplo, o título NTN-B 2029 teve juro de 6,69% (descontando a inflação), enquanto o papel com vencimento para 2060 teve juro real de 6,539%.
Últimas em Renda fixa
O governo conseguiu vender integralmente os lotes atrelados ao IPCA com vencimento em prazos menores (2029 e 2035), mas apenas 25% do título com vencimento em 2060.
Também houve grande procura por papéis indexados à Selic. Com juros mais atrativos para os investidores, o valor total da emissão dos títulos indexados à inflação ficou acima da média do ano. Ou seja, o governo captou mais recursos, mas com prazo menor de vencimento e pagando mais caro.
Redução de oscilação
Para o professor de finanças da FGV Fabio Gallo, que também é colunista da Inteligência Financeira, o Tesouro Direto suspende as negociações para reduzir a oscilação do mercado.
“O mercado fica muito aquecido e o Tesouro retira as negociações para acalmar um pouco. É muito diferente, mas apenas para entender, é como se fosse o circuit braker da Bolsa”, afirma.
O circuit braker, muito conhecido entre traders, é um mecanismo disparado pela bolsa de valores. Isso, para interromper a sessão quando ocorrem oscilações muito bruscas e atípicas no mercado de ações.
Títulos do Tesouro Direto à venda
Neste momento, quem entra no site do Tesouro encontra a oferta apenas de títulos pós atrelados à Selic, com prazos de vencimento para 2027 e 2029.
“Esses são os títulos mais tranquilos, porque são basicamente os juros Selic e um prêmio pequeno. São os títulos com menos oscilações”, destaca Gallo.
Greve dos servidores
Na terça-feira, o site do Tesouro Direto também interrompeu integralmente a negociação de títulos para os investidores. No entanto, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, a suspensão foi devido à greve dos servidores da instituição.
Preparamos um tira-dúvidas de como a greve pode afetar seus investimentos. Confira aqui.