Como evitar os riscos da renda fixa e escolher bons investimentos

Você sabe avaliar quando uma aplicação em renda fixa é boa ou apresenta riscos? Rafael Panonko, o convidado Entrevista da Semana, explica.

Os brasileiros e brasileiras voltaram a se interessar mais por renda fixa após as elevações da taxa básica de juros, a Selic, pelo Banco Central. Mas você sabe avaliar quando uma aplicação em renda fixa é boa ou apresenta riscos? É isso que você vai descobrir com o nosso convidado desta edição do Entrevista da Semana.

Economista com graduação em Gestão Financeira, Rafael Panonko é analista-chefe da Toro Investimentos. Tem mais de uma década de experiência no mercado financeiro e é palestrante e professor em cursos sobre investimentos.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Renda fixa, conforme ele explica, “é aquele título onde a pessoa busca investir já garantindo uma renda”. “O principal”, explica Panonko, é que nesse tipo de ativo, o investidor busca “minimizar as chances de risco”. Dentro dessa categoria estão o Tesouro Direto, CDB, LCI, debêntures, fundos de renda fixa, entre outros. “A pessoa física olha para esses títulos e o objetivo dela é não perder dinheiro.” A renda variável, claro, é diferente. Ela inclui o mercado de ações, fundos imobiliários e outros. Aqui, existe o risco de perda.

Escolha um bom título de renda fixa (e evite os riscos)

Como o investidor sabe se um ativo de renda fixa é bom para ele? “Não há uma fórmula para isso”, alerta o economista. “Renda fixa não é só olhar para a taxa do título, muitas pessoas acabam cometendo esse erro”, diz. É preciso prestar atenção também ao prazo e à classificação de riscos. “Algumas rendas fixas pagam taxas melhores, porém têm algum tipo de risco envolvido, como debêntures, fundos de crédito privados, que são diferentes de títulos do Tesouro e de CDBs de grandes instituições financeiras.” É necessário, afirma Panonko, olhar o cenário como um todo e aliar isso aos seus objetivos.

Quer saber mais sobre renda fixa e como minimizar os riscos na hora de investir? Veja a entrevista com Rafael Panonko.

Sobre o Entrevista da Semana

O programa Entrevista da Semana é uma série semanal de entrevistas em que a gente traz especialistas super selecionados para darem dicas para você lidar com o seu bolso da melhor maneira possível. Quem comanda os bate-papos é Anne Dias, editora da Inteligência Financeira. Ele vai ao ar todas às quartas no YouTube e site da IF.

Assista a todas as entrevistas já publicadas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS