Por que a renda fixa é um investimento seguro?

Você já ouviu dizer que a renda fixa é um investimento seguro, certo? Mas por quê? O que dá essa segurança? Saiba mais no Me Explica na IF!

Por que a renda fixa é um investimento seguro? | Inteligência Financeira

Aposto que você já ouviu dizer que a renda fixa é um investimento seguro. Mas, por que ele é seguro?

Um dos principais motivos é a existência do Fundo Garantidor de Créditos, uma instituição que protege o dinheiro dos investidores e o sistema financeiro brasileiro.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

O FGC foi criado em 1995, na era do Plano Real. A ideia era dar segurança para quem queria investir aqui no Brasil e incentivar as pessoas a aplicar seu dinheiro. O fundo cobre investimentos de renda fixa de até R$ 250 mil por CPF e por instituição. Ou seja, se a instituição financeira quebrar ou sumir com sua grana, o FGC te devolve o dinheiro.

Dessa maneira, você investe sem medo de ficar no prejuízo se alguma tragédia acontecer. E quem banca tudo isso? O próprio cliente, por meio de taxas bancárias. Uma parte delas vai para o FGC.

Por isso, e por ter alguma previsibilidade, a renda fixa é considerada o investimento mais seguro. Na renda variável, você não tem direito a essa mesma proteção. Mas não é para ter medo de renda variável não, hein? Estudando seus investimentos direitinho, você pode conseguir boas posições nas duas categorias de ativos.

Veja o Me Explica na IF e saiba mais sobre a renda fixa e o FGC!

FGC: tire suas principais dúvidas

Fundo Garantidor de Crédito: tire suas principais dúvidas (Daniel Lima) | Inteligência Financeira

No programa Entrevista da Semana, Anne Dias, editora da IF, conversa novamente com Daniel Lima, diretor-executivo do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Na primeira entrevista, Lima falou sobre o FGC, quando começou, o que e quanto cobre. Daniel está de volta para responder dúvidas que os investidores e investidoras mandaram para a Inteligência Financeira.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS