Investimentos: qual a influência do tempo nas suas aplicações?

Nesse episódio do Papo de Finanças, Nina Silva e Maju Marques conversam sobre como o tempo, a rentabilidade, o risco e a liquidez têm relação direta com as suas aplicações

Como o tempo influencia seus investimentos? | Papo de Finanças | Inteligência Financeira

Neste episódio do Papo de Finanças, Nina Silva conversa com Maju sobre a necessidade de dar tempo aos seus investimentos.

O grande segredo para ganhar com investimentos é tempo, ou seja, paciência. É importante ser paciente para entender como investir, quanto tempo deixar, em qual ativo, e assim, fazer essa conta fechar positiva.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Os acontecimentos do mundo também influenciam nos investimentos. Estamos vendo nos últimos tempos, por exemplo, que as ações do governo Bolsonaro estão deixando os investidores muito inseguros. Nossa bolsa está se esfarelando, a moeda desvalorizando. Isso tudo tem impacto direto nos investimentos.

Um exemplo que acabou de acontecer foi o governo começar a abordar a privatização da Petrobrás. Com as especulações, as ações valorizaram e algumas pessoas queriam comprar, outras começaram a entender qual seria o momento certo para vender. O conselho é: dê tempo ao tempo! Ainda não é certeza que a privatização vai acontecer, ao menos não agora, então vamos assistir os próximos capítulos.

Temos de entender nossas prioridades e apostar nas escolhas que mais “casam” com o que queremos. Por exemplo, se você tem muito tempo para deixar o dinheiro investido e não vai precisar gastar agora, pode deixar quietinho em um investimento de menor risco. Se está com pressa e quer lucro para ontem, vai ter que apostar em altos riscos.

Liquidez é a facilidade e velocidade em que um ativo pode ser convertido em dinheiro novamente. E rentabilidade é a taxa de retorno, como se fosse um medidor de quanto sucesso cada investimento tem. Não dá para encontrar um investimento perfeito com alta liquidez, pouco risco, ótima rentabilidade e tudo em pouco tempo. Então, o negócio é elencar de qual deles você está disposto a abrir mão.

Quer saber mais sobre quais investimentos demandam tempo? Veja o Papo de Finanças.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS