CDB: como funciona um dos investimentos mais tradicionais do mercado

O CDB é a porta de entrada de quem quer abandonar a poupança e buscar mais rentabilidade. Saiba mais no vídeo do Glossário IF

O que é CDB e como pode ser mais vantajoso que a poupança | Glossário IF | Inteligência Financeira

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um dos títulos de renda fixa mais tradicionais do mercado. O CDB é a porta de entrada para os investimentos por quem quer abandonar a poupança e buscar opções mais rentáveis.

Ele funciona de uma forma muito simples. Lembra que os ativos de renda fixa são sempre um empréstimo? No Tesouro Direto você empresta dinheiro para o governo, debêntures para empresas, e o CDB para bancos! Negociar com dinheiro faz parte das operações do banco.

Ações que podem subir até 40% em um ano: inscreva-se para conferir empresas onde analistas enxergam oportunidade de alta na Bolsa brasileira.

Com o cadastro você concorda com os Termos de uso e recebe nossas newsletters diárias e semanais gratuitamente.

Você pega o seu dinheiro, faz um contrato com o banco. Esse acordo diz que você empresta para o banco, que, por sua vez, empresta para outras pessoas. Dali algum tempo, você terá esse dinheiro de volta, mas com parte dos juros que ele lucrar. Ou seja, você empresta o seu dinheiro para o banco e, em troca, ele paga com juros no fim do período combinado. Assim funciona o CDB.

Como surgiu o CDB?

O investimento surgiu na década de 60, em Nova York, criado pelo First National City Bank of New York, hoje conhecido com Citibank. A ideia ao elaborar o CDB foi justamente facilitar e agilizar a captação de recursos pelos bancos.

Existem alguns tipos de CDB. Por exemplo, o prefixado, aquele em que o investidor sabe exatamente a remuneração que vai receber até o vencimento do papel. Ou seja, independente da taxa Selic ou da inflação, a rentabilidade será fixada e predeterminada.

Agora, se o CDB for pós-fixado, quer dizer que ele está atrelado a um indicador do mercado e dependerá da variação desse indicador até o seu vencimento. Se o índice subir muito, você se dá muito bem. Se for mais ou menos, você vai mais ou menos. Por fim, existe o CDB Híbrido, que junta as duas taxas, uma prefixada até o vencimento, e uma pós-fixada, que acompanha um índice como a inflação, por exemplo.

Quer saber mais sobre o CDB? Veja o vídeo!

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS