Quanto renderam 100 ações do Itaú Unibanco (ITUB4) em 2024?

Especialistas apresentam os números de proventos neste ano e falam sobre a expectativa para as próximas divulgações

Ações de bancos: Itaú é um dos destaques do setor financeiro em 2024. Foto: divulgação

Antes de comprar ações de uma determinada empresa é comum que os investidores queiram analisar o retrospecto desse papel, especialmente no período recente. Por exemplo, quanto renderam para o investidor as ações do Itaú Unibanco (ITUB3, ITUB4) ao longo deste ano de 2024?

De acordo com especialistas ouvidos pela Inteligência Financeira, os acionistas de ITUB4 receberam, em dividendos, um total de R$ 2,04 por ação ao longo deste ano. Ou seja, quem detém, por exemplo, 100 ações do banco recebeu cerca de R$ 204 em proventos em 2024 até agora.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Por outro lado, no cálculo da variação do preço das ações ao longo do ano, podemos considerar dois cenários. No primeiro, um em que o investidor sacou o dinheiro dos dividendos e outro em que ele escolheu reinvestir os valores obtidos.

Os dados foram compilados por Milton Rabelo, analista de investimentos da VG Research. De acordo com Rabelo, quem investiu em ITUB3 viu uma valorização de 7,02% sem reinvestimento e de 14,08% considerando a reaplicação. Da mesma maneira, o investidor de ITUB4 viu uma variação no valor das ações de 5,25% sem e de 11,24% com a reaplicação dos proventos.

Últimas em Quanto rende

Perspectivas para ITUB4 no último trimestre

“A perspectiva para as ações do Itaú no último trimestre de 2024 é positiva. O banco deve continuar se beneficiando de sua operação sólida, grande base de clientes e controle de custos”, avalia Sidney Lima, analista da Ouro Preto Investimentos.

O especialista avalia que a taxa de distribuição de dividendos deve se manter em linha com os trimestres anteriores. Tanto Sidney quanto Milton Rabelo, da VG Research, apontam para a possibilidade de pagamento de dividendos adicionais.

“A própria gestão do Itaú já sinalizou que haverá pagamentos de dividendos extraordinários no 4T24, porém ainda não houve um detalhamento maior em relação ao volume desses dividendos”, afirma Rabelo.

O analista da VG Research afirma que o banco já tem feito, desde o ano passado, o pagamento de dividendos extraordinários e que a expectativa é que isso se repita neste ano e em 2025.

Vale reforçar que se trata da projeção de dois analistas de mercado ouvidos pela reportagem. Não deve se considerar, portanto, como uma garantia ou uma recomendação de investimento. Você deve seguir sempre o seu perfil de investidor e nível de tolerância a riscos.

Qual é a diferença de investir em ITUB3 e ITUB4?

Uma dúvida comum dos investidores é sobre optar entre as ações ordinárias (ITUB3) ou as ações preferenciais (ITUB4), no caso de se escolher investir em papéis do Itaú Unibanco.

Milton Rabelo explica que “as preferenciais possuem prioridade no recebimento dos dividendos e outros proventos, porém os acionistas PN não têm direito a voto”. “Por outro lado, as ações ordinárias dão direito a voto, mas não têm preferência dos proventos”, completa.

Para o pequeno investidor, diz ele, a diferença na prática é pequena. Ele explica que as ações preferenciais são mais caras porque têm maior liquidez, enquanto o dividend yield das ações ordinárias tende a ser um pouco maior, já que elas são mais descontadas.

Para um investidor de volume maior, que deseja participar das decisões da empresa, os papéis do ITUB3 se tornam mais interessantes, explica Sidney Lima, da Ouro Preto Investimentos. Se a prioridade for valorização e liquidez, completa o especialista, ITUB4 costuma estar em mais negociações e assim ser mais liquida.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS