Novo visto para EUA está disponível para brasileiros com cidadania portuguesa

Entenda se vistos E1 e E2 para comércio e investimentos valem para você

Formulário para pedir visto americano. Foto: Freepik
Formulário para pedir visto americano. Foto: Freepik

Brasileiros com cidadania portuguesa já podem se candidatar aos vistos E1 e E2 para comércio e investimentos nos Estados Unidos. Isso porque no dia 25 de abril, a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa anunciou a implementação do tratado Advancing Mutual Interests and Growing our Success (AMIGOS Act), assinado pelo Presidente Joseph Biden em dezembro de 2022.

“O Brasil ainda não está qualificado para ter acesso a esta categoria de visto, mas o brasileiro que tiver também cidadania portuguesa, agora pode fazer o pedido”, afirma Pedro Drummond, advogado especialista em fusões e aquisições internacionais, imigração de profissionais para os EUA e sócio responsável pela área de jurídica da Drummond Advisors.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Veja abaixo se você pode se beneficiar desse visto para os EUA, quanto pode custar e quanto tempo você pode levar para obter o seu nesta entrevista com o especialista.

Quais são a diferença entre o visto E1 e E2?

O E1 é focado em indivíduos cuja atividade seja o comércio entre os dois países.

Últimas em Investir no Exterior

Já o E2 é voltado para quem faz investimentos ou tem atividades dentro dos Estados Unidos, sem comércio internacional com o país de origem.

Os vistos E1 e E2 já estavam disponíveis para brasileiros com quais outras nacionalidades?

O E1 e o E2 já estavam disponíveis para quem tinha nacionalidade espanhola, italiana e argentina, por exemplo.

Para quem esse visto para EUA pode ser uma boa opção?

Para pessoas que pretendem operar um pequeno negócio nos Estados Unidos, como restaurantes, consultorias, pequenos comércios, salões e outros.

Leia também: Investidores brasileiros podem ter visto EB-5 nos EUA; saiba como conseguir

Eles têm desvantagens em relação a outros vistos para os EUA?

Os vistos E são vinculados a uma empresa. Isso quer dizer que o indivíduo precisa trabalhar nessa atividade e a empresa precisar ser viável do ponto de vista financeiro.

Quais são os custos envolvidos nesse visto para EUA?

As taxas governamentais de pedido desses vistos são significativamente mais baixas que em outros vistos. O custo total de serviços para o pedido de visto E gira em torno de US$ 10 mil, enquanto outros podem exceder US$ 25 mil.

Quanto tempo leva para obter esse visto?

O processo dura em torno de três meses, contando com a preparação, submissão, revisão consular, agendamento de entrevista e carimbo de visto.

Onde brasileiros com nacionalidade portuguesa podem fazer essa solicitação?

Os brasileiros que residirem em Portugal devem entrar com a solicitação na Embaixada Americana em Lisboa. Os que moram no Brasil, no entanto, precisam procurar o Consulado Americano, em São Paulo. Em ambos os casos, o solicitante precisa apresentar o passaporte português.

Quais documentos são necessários para o visto para os EUA?

Além do passaporte português, os cidadãos que buscam o visto de trabalho E2 precisam apresentar evidências da formação e existência da empresa nos Estado Unidos, do investimento “substancial” (dinheiro, equipamento, propriedade intelectual, por exemplo) e do início do uso do investimento. Precisam ainda de um plano de negócios de cinco anos, que detalha as contratações e receita projetada, e o plano para atingir estas metas.

Para saber mais detalhes sobre o E-1 e o E-2, acesse as informações da Embaixada dos EUA em Portugal aqui.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Estados Unidos


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS