Renda fixa americana: investir em Treasuries ainda vale a pena com a guerra em Israel?
Prêmio dos títulos de Tesouro dos Estados Unidos foram impactos com conflito em Israel
Reflexo da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas, o fechamento da curva de juros dos títulos de tesouro dos Estados Unidos com vencimento para dez anos não deve preocupar o investidor que já investiu ou que pensa em aplicar na renda fixa americana.
Na opinião dos especialistas, quem está pensando no trade dos títulos mais seguros do mercado financeiro ainda encontra prêmios nas opções de curto, médio e longo prazos.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
Já o investidor interessado em carregar um portfólio dolarizado pelo tempo de duração dos bonds, ainda tem à disposição títulos do Tesouro americano com rendimento anual perto dos 5%.
Guerra aumentou procura por renda fixa americana
“Esse é um mercado ainda muito atrativo”, afirma William Castro Alves, sócio e estrategista-chefe da corretora digital Avenue.
Últimas em Investir no Exterior
“A guerra aumentou a procura por ativos de proteção, como dólar e os Treasuries (títulos do Tesouro dos Estados Unidos). Com isso, a curva fechou um pouco, mas ainda está em patamares altos”, conta Alves.
Perspectiva para os juros nos EUA
Em Julho, a Fed (Federal Reserve, o banco central americano, em inglês) elevou a sua taxa de juros de referência para um intervalo entre 5,25% e 5,5%, o patamar mais alto para os últimos 22 anos.
As autoridades mantiveram as taxas estáveis na sua reunião do mês passado e indicaram que estavam no caminho para um novo aumento em uma das suas duas últimas reuniões deste ano. Com isso, a curva de juros para os títulos de 10 anos, o mais líquido do mercado, atingiu 4,88%. A curva para os títulos com vencimento em 20 anos chegou a 5,25%.
Conflito impactou prêmio da renda fixa americana
Após o ínicio da guerra entre Israel e o grupo extremista palestino Hamas, os juros para 10 anos foram reprecificados para 4,63% e os de 20 anos para 5%, no fechamento do mercado do dia anterior, terça-feira (10).
Esse redução do prêmio pode fazer o investidor se perguntar se é um bom negócio sair ou retardar a entrada na renda fixa americana neste momento. Para o gestor Fabiano Vasconcelos, da americana SAX Investment, a opção não deve ser considerada. “Em boa parte porque o investidor carrega os títulos até o final e não fica traidando com a renda fixa”, diz.
Além disso, o retorno atual, mesmo com ajustes recentes, permanece alto. “Acho que se o investidor quiser dolarizar o patrimônio em uma carteira ponderada, ele fica muito bem alocado, tendo uma parte do seu portfólio em títulos do Tesouro com vencimento mais curto”, diz Fabiano.
Por vencimentos mais curtos, ele se refere aos títulos com vencimento de um a três anos. Na véspera, ele estava sendo negociado a 5,15% ao ano.