Práticas ESG: os motivos do BTG para você investir em Itaú, Renner, Mercado Livre e mais 7 ações

Confira as ações recomendadas pelo banco para quem tem como estratégia o investimento responsável

Carteira de ações do BTG que prioriza práticas ESG tem Itaú, Renner, MELI e mais 7 papéis para investir. Foto: Getty Images
Carteira de ações do BTG que prioriza práticas ESG tem Itaú, Renner, MELI e mais 7 papéis para investir. Foto: Getty Images

Está em busca de ações na bolsa de valores que se destacam por práticas ESG? O BTG Pactual apresentou as suas 10 escolhas para maio para quem tem como objetivo aplicações responsáveis.

Portanto, a Carteira ESG do mês do banco reúne Eletrobras, Embraer, Iguatemi, Itaú e Localiza. Assim como Lojas Renner, Marcopolo, Mercado Livre, Raízen e Santos Brasil.

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Sendo que Iguatemi é a novidade no portfólio, substituindo os papéis da B3.

“Iguatemi vem apresentando um sólido desempenho operacional. Graças a um portfólio de shoppings dominante e um controle rigoroso de custos e despesas.”

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Ao mesmo tempo, entre os destaques do setor financeiro, o BTG destacou a manutenção das ações do Itaú na carteira de práticas ESG.

“O banco realizou a transformação digital mais eficaz entre os bancos incumbentes.”

“O que acreditamos que permitirá aumentar a diferença de ROE sustentável em relação aos concorrentes.”

Adicionalmente, o BTG mencionou porque prefere Lojas Renner e Mercado Livre no setor de consumo.

“Esperamos que os resultados da Renner melhorem gradualmente ao longo do ano. À medida que as taxas de juros caem e as condições de crédito melhoram.”

“Também mantemos o Mercado Livre. Que vemos como um vencedor entre as empresas de e-commerce brasileiras, com espaço para consolidação.”

Logo, você confere a seguir um resumo das práticas ESG e das escolhas do BTG para carteira de maio.

Iguatemi (IGTI11)

“As questões materiais da Iguatemi abrangem gestão ambiental e crescimento sustentável. Desenvolvimento de uma comunidade diversa, alegre e próspera. E manutenção de uma cadeia de valor ética, justa e sustentável.

Em termos de governança ESG, a Iguatemi possui tanto um comitê quanto uma comissão ESG. A comissão supervisiona a gestão da agenda de sustentabilidade, enquanto o comitê é responsável pela governança ESG.

A Iguatemi implementou iniciativas ecoeficientes, como a ampliação do uso de energia renovável. Redução do percentual de resíduos destinados a aterros sanitários (atingindo 82% de reaproveitamento de resíduos em 2022, com meta de 90% para 2023).

Aumento da captação de água por meio de novos poços, instalação de equipamentos de economia de energia. E automação dos sistemas de ar-condicionado e elétricos para aumentar a eficiência dos shoppings.

O compromisso da empresa com a diversidade, abrangendo todas as interseções. E, acima de tudo, a inclusão de todos, é evidente em sua participação desde 2020 no programa Empoderando Refugiados.

Este programa foca em melhorar a empregabilidade de mulheres refugiadas, solicitantes de asilo e migrantes que buscam reconstruir suas vidas no Brasil.”

Eletrobras (ELET3)

“A Eletrobras planeja atingir a neutralidade de carbono até 2030. Ee um marco importante nessa estratégia foi a recente venda do complexo Candiota.

Além disso, a empresa planeja investir em algumas frentes. Na recuperação nas bacias dos rios São Francisco e Parnaíba. Iniciativas de redução de custos estruturais para geração de energia na Amazônia. E para navegação nos rios Madeira e Tocantins.

Recuperação dos cursos de água em bacias hidrográficas dentro da área de influência das usinas hidrelétricas Furnas, seja diretamente pela Eletrobras ou por meio de Furnas.

Adicionalmente, a Eletrobras também se dedica a manter vários padrões de conformidade e governança. Como 100% de transparência nas relações com autoridades governamentais; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada de acordo com princípios de integridade; canais de denúncia 100% transparentes.

No campo da diversidade, em 2022, a empresa realizou um Censo de Diversidade. Para compreender a composição de sua força de trabalho em termos de fatores como raça, religião e orientação social, entre outros.

Além disso, eles alcançaram um marco considerável. Com 24% de todos os cargos de gestão sendo ocupados por mulheres, superando a representação total de mulheres em sua força de trabalho, que é de 19%.”

Embraer (EMBR3)

“Os compromissos da Embraer com o ESG incluem atingir a neutralidade de carbono em suas operações até 2040. Usando 100% de energia de fontes renováveis e aumentando gradativamente o uso de combustível de aviação sustentável (SAF) em seus voos.

Desenvolvendo produtos baseados em novas tecnologias sustentáveis, como propulsão elétrica, híbrida e a hidrogênio.

Logo, ter 100% da energia elétrica proveniente de fontes renováveis até 2030.

Assim, para a meta de emissões líquidas zero em 2050, a empresa espera alcançá-la principalmente por meio de desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias sustentáveis disruptivos. Por exemplo, eletrificação, SAF.

Trabalho conjunto com fornecedores para fazer suas aeronaves voarem com 100% de SAF. E lançamento da aeronave eVTOL sem emissões de carbono até 2026.”

Itaú (ITUB4)

“Na frente ambiental, o Itaú está comprometido em reduzir suas emissões de carbono de escopo 3 em 50% até 2030 e tornar-se net zero até 2050.

Em 2021, o banco lançou sua plataforma de compromisso climático para incentivar novos parceiros e fornecedores a neutralizar as emissões de carbono.

Bem como sua plataforma de compensação de carbono para alavancar a transparência no mercado voluntário de carbono.

Na frente social, acreditamos que o ponto material diz respeito ao relacionamento com os clientes, que idealmente deve ser transparente e justo.

Nesse sentido, vemos o banco trabalhando para melhorar seu NPS e educar financeiramente os clientes.

Até 2025, o Itaú planeja ter de 40 a 45% de mulheres em cargos de liderança, juntamente com 50% de representação em novas contratações.”

Localiza (RENT3)

“A governança corporativa é uma das fortalezas da Localiza. A empresa possui um Conselho de Administração ativo e diversificado, com membros de diversas origens.

No aspecto social, destacamos relacionamentos sólidos com clientes (medidos pelo NPS) e funcionários (baixa rotatividade e ambiente diversificado).

Já no aspecto ambiental: lavagem de carros sem água em toda a sua rede. Reduzindo o consumo de água de uma média de 30 litros para 200 ml por lavagem.

Ao mesmo tempo em que melhora a gestão de resíduos e efluentes.

Além disso, 98% da frota é composta de veículos que permitem que os clientes abasteçam com etanol (menos poluente do que a gasolina). E 16,79% do consumo de energia proveniente de fontes renováveis no ano passado (contra 14,65% em 2019).”

Lojas Renner (LREN3)

“A indústria da moda tem impactos sociais e ambientais negativos ao longo de todo o processo. Quantidade de água consumida, práticas de trabalho e elevada quantidade de produtos têxteis enviados para aterros são alguns exemplos.

Ao trabalhar próximo aos fornecedores, repensar todos os materiais, engajar os clientes e tentar desenvolver projetos de economia circular, a Renner trabalha para abordar todos esses pontos.”

Marcopolo (POMO4)

“No aspecto ambiental, a Marcopolo está investindo na redução do consumo de água e emissões de carbono.

Já no aspecto social, a empresa está focada no relacionamento com clientes e funcionários. Aumentando a segurança e qualidade de seus produtos e oferecendo treinamento e oportunidades para sua equipe.

Enquanto que no aspecto de governança, a grande maioria do conselho é composta por membros independentes (6 de 7).”

Mercado Livre (MELI34)

“A estratégia ESG do MELI está enraizada em sua missão de democratizar o comércio e os serviços financeiros.

Utilizando a tecnologia para criar um cenário de competitividade semelhantes para grandes corporações, pequenas empresas e empreendedores individuais.

A empresa possui estratégias dedicadas para os pilares ambiental, social e de governança. Abrangendo embalagens e materiais sustentáveis através do programa Regenerate America. Mobilidade sustentável, desenvolvimento de negócios para PMEs e empreendedores. Inclusão financeira, iniciativas de cibersegurança, privacidade e certificações.

Algumas ações notáveis do MELI em 2022 incluem o crescimento de 45% em sua frota de veículos elétricos.

Então, totalizando 797 veículos elétricos e o estabelecimento de mais de 200 estações de carregamento.

A empresa também opera 132 caminhões utilizando biogás e gás natural, resultando em uma redução de 15% nas emissões por pedido entregue.

Além disso, o MELI está ativamente envolvido na restauração de 6.000 hectares de terra. E no apoio a mais de 90.000 empresas em 2022, em comparação com 55.000 no ano anterior.”

Raízen (RAIZ4)

“Vemos os biocombustíveis – e o etanol em particular – como um dos componentes-chave na transição para uma economia de baixo carbono.

Os produtos da Raízen contribuem para a redução de emissões. E os processos produtivos da empresa focam na gestão de subprodutos e na otimização dos recursos naturais.

Assim, ao focar em biocombustíveis avançados, como o etanol celulósico, acreditamos que a Raízen está preparada para ocupar uma posição privilegiada no comércio global.

Finalmente, a empresa também tem metas para reduzir a sua própria exposição de carbono e o uso de água até 2030.”

Santos Brasil (STBP3)

“A Santos Brasil possui iniciativas interessantes em cada uma das dimensões ESG.

Na frente ambiental: reciclagem de 83% dos resíduos gerados, estabelecimento de metas de redução para 2024.

Assim como 50% de redução na geração de resíduos, 30% de redução no consumo de água e 15% de redução nas emissões de GEE.

No aspecto social: 1.000 dias sem acidentes com perda de tempo (LTI). E o desenvolvimento de um projeto piloto de sensor de fadiga para motoristas de caminhão.

Na frente de governança: o conselho de administração é composto por 40% de membros independentes. E 25% de mulheres, metas de ESG para a alta gestão, comitê de sustentabilidade para avaliar as ações de ESG e sugerir melhorias.

Por fim, relatório anual auditado por terceiros. Incomum entre empresas brasileiras: apenas ~23% das empresas do IBOV haviam adotado essa prática em 2021.”

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

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