Já ouviu falar em renda extra com ETFs?

Além de receber os lucros dos investimentos, você ainda tem a chance de ter uma renda a mais

Alugar ETF significa emprestar as suas cotas do fundo para outra pessoa por um período recebendo uma taxa de juros - (Foto: Unsplash)
Alugar ETF significa emprestar as suas cotas do fundo para outra pessoa por um período recebendo uma taxa de juros - (Foto: Unsplash)

Costumo dizer que investir é sobre detalhes. Nesse sentido, uma frase embasa isso: investir bem é investir com informação. Pois bem. Você sabia que, ao investir em ETF, você disponibiliza cotas para a sua corretora realizar um aluguel e ser remunerado por isso? 

Isso mesmo: por meio do serviço de custódia remunerada, isso é possível.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Diversas corretoras, inclusive o íon, oferecem esse serviço, ampliando as oportunidades de aluguel e renda extra.   

O que é a custódia remunerada?

A custódia remunerada pode parecer um conceito complexo à primeira vista, mas é mais simples do que parece.

Últimas em Investimentos

Imagine que você tem um carro que fica na garagem a maior parte do tempo. Em vez de deixá-lo parado, você pode alugá-lo para alguém que precise. Enquanto seu carro está alugado, você ganha uma renda extra sem perder a propriedade do carro – na custódia remunerada, o racional é o mesmo.

Mesmo com as cotas alugadas, você continua recebendo dividendos e outros proventos dos ativos.

Assim, é possível alugar as cotas ao investir em ETF que está “parada”. Outros investidores pagam para usar esses ativos temporariamente, e você recebe uma remuneração por isso.

Enquanto seus ativos estão alugados, você continua recebendo dividendos e outros benefícios desses ativos, garantindo que sua renda não seja interrompida.

Tudo isso com a segurança e garantia da B3, a bolsa brasileiroa, que se certifica da devolução dessas cotas.

Por exemplo: se elas estiverem alugadas, você não poderá vendê-las. Para tanto, precisaria interromper esse contrato, que será verificado pela própria B3.

Renda extra ao investir em ETF

Nada melhor então do que conseguir uma renda extra para um investimento que estaria “parado”, certo? Perfeito. E isso vai se somar a um outro efeito: o ETF BOVV11, por exemplo, frequentemente supera o índice Bovespa devido à receita de aluguel das Ações que compõem o ETF.

Essa receita volta para o fundo, potencializando os retornos dos investidores.

Percebe como a custódia remunerada pode beneficiar não só os investidores, mas o próprio desempenho dos produtos de investimento?

BOVV11: redução de risco

Ao investir no BOVV11, você fica exposto a um portfólio diversificado de ações das principais empresas brasileiras, reduzindo o risco associado a investimentos individuais e aliando transparência e custo baixo à sua carteira.

Some tudo isso às vantagens das receitas do aluguel, sejam elas do trabalho do gestor e/ou da adesão ao programa de custódia remunerada.  

O gráfico disponível neste link mostra esses dois efeitos: na linha azul, o BOVV11 consegue superar o índice Bovespa dada a receita de aluguel; na linha laranja, é feita uma simulação que acrescenta a receita de aluguel de cotas dentro do programa de custódia remunerada.  

Assim como ao alugar um carro, livro ou imóvel parado você pode gerar renda extra sem perder a propriedade, a custódia remunerada permite que você alugue seus ativos financeiros para obter uma receita adicional enquanto mantém a posse e continua recebendo os proventos.

É uma maneira inteligente e segura de maximizar seus ganhos sem perder o controle sobre seus investimentos. 

E você, já pensou em investir em ETFs para ter essa renda extra em seus investimentos?

*Texto de Renato Eid para o íon; para ler este e outros conteúdos, acesse ou baixe o app agora mesmo.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em ETF


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS