Medo de fazer conta com juros? Conheça a Calculadora do Cidadão: grátis e fácil de usar

São quatro funcionalidades que ajudam a resolver problemas cotidianos, como descobrir os juros de um financiamento

Gostando ou não de matemática, todo mundo é obrigado a fazer contas. Ou devia… Seja para descobrir quanto vai ter de pagar de juros pelo atraso de uma conta, seja para saber se vai conseguir juntar dinheiro suficiente para fazer aquela viagem no final do ano.

O problema é que poucas pessoas sabem como fazer esses cálculos — ainda mais quando estes envolvem taxas de juros. Para ajudar nessa tarefa, porém, existe um instrumento simples de usar e o que é melhor, gratuito: a Calculadora do Cidadão, do Banco Central.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Neste vídeo, mostramos como calcular quanto você vai conseguir acumular em dois anos aplicando R$ 500 por mês ou, ainda, quanto vai precisar poupar por mês para juntar R$ 100 mil em cinco anos. Tudo isso usando a Calculadora do Cidadão, que é bem simples.

Como funciona a Calculadora do cidadão?

A calculadora dispõe de quatro funcionalidades que ajudam a resolver problemas cotidianos como descobrir o valor futuro de um capital, corrigir valores, ou descobrir a taxa de juros embutida em um financiamento.

Últimas em Onde investir

A metodologia utilizada pelo Banco Central para os cálculos da Calculadora do Cidadão é a dos juros compostos, “conforme prática universal dos sistemas financeiros, nas operações de crédito, na remuneração de aplicações e na correção monetária”, informa a instituição.

A Calculadora do Cidadão está disponível por meio do site do BC e também por aplicativo do Google Play ou pela AppStore.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Juros


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS