Simulador exclusivo: veja quanto você precisa para se aposentar – e comece a se programar agora!

Ferramenta gratuita te ajuda a atingir seu objetivo financeiro

Imagem de campanha para a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9
Imagem de campanha para a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9

De acordo com o Raio-X do Investidor Brasileiro (Anbima), apenas 2 a cada 10 brasileiros já começaram a fazer uma reserva para a aposentadoria. Pensando nisso, a Inteligência Financeira disponibiliza a Calculadora de Aposentadoria, uma ferramenta gratuita que te permite saber quanto você deve poupar por mês para se aposentar, sem depender do INSS.

A Calculadora opera a partir do método 1-3-6-9, uma regra inovadora desenvolvida por Martin Iglesias, especialista líder em investimentos do Itaú Unibanco e colunista da Inteligência Financeira. A partir da ferramenta, você pode saber como está o seu planejamento hoje e como se preparar para poder parar de trabalhar e curtir seu descanso merecido.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

Clique aqui e baixe gratuitamente a Calculadora de Aposentadoria da Inteligência Financeira.

O que é a regra 1-3-6-9?

A regra 1-3-6-9 é um método desenvolvido por Martin Iglesias para responder a um problema comum de muitos investidores. A saber, quanto você precisa ter guardado em cada momento da sua vida para poder se aposentar sem depender do INSS.

Últimas em Aposentadoria

O planejador financeiro considera um ciclo que vai dos 25 anos, quando você deveria começar a poupar, até os 65 anos, estimativa de idade para se aposentar. Ao longo dessas quatro décadas, o plano é que você vá gradualmente formando a sua reserva levando em conta a sua renda atual.

Mas por que 1-3-6-9? A fórmula considera que aos 35 anos você deve ter investido o equivalente a 1 ano da sua renda mensal. Posteriormente, que essa reserva suba para o equivalente a 3 anos aos 45 anos, 6 anos aos 55 anos até, finalmente, alcançar 9 anos quando você chegar aos 65 anos de idade.

A ideia é que você considere essas idades como marcos. Momentos em que você vai analisar a sua poupança para saber se você está no rumo certo ou se é a hora de apertar o cinto para poupar um pouco mais.

“Se estiver distante, a pessoa deveria pensar em reduzir algum tipo de gasto, se for possível, para aumentar sua poupança. Às vezes, por outro lado, a medida é que ele teria que tentar aumentar a sua renda ou eventualmente adiar a sua aposentadoria”, explica Martin Iglesias à Inteligência Financeira.

Clique aqui e baixe gratuitamente a Calculadora de Aposentadoria da Inteligência Financeira.

Como funciona a Calculadora de Aposentadoria?

A Calculadora considera uma fórmula adicional que te ajuda a saber quanto você deve começar a poupar, caso você ainda não tenha começado. São três faixas, uma dos 25 aos 40 anos; uma entre 40 e 50 anos; e a última após os 50 anos.

Veja como calcular:

O simulador de aposentadoria também considera uma estimativa conservadora, de rendimento real de 3,5% ao ano.

“É uma projeção conservadora, mas é um percentual que nós estamos confortáveis em considerar que se mantenha por décadas. Hoje há títulos que pagam juros reais acima de 6,5% ao ano. Ou seja, se você seguir nossos conselhos, é provável que você tenha um padrão de vida ainda melhor do que a regra prevê hoje”, afirma Martin Iglesias.

Clique aqui e baixe gratuitamente a Calculadora de Aposentadoria da Inteligência Financeira.

Simulação na prática: como usar a Calculadora de Aposentadoria

Após fazer o download da Calculadora de Aposentadoria da Inteligência Financeira, você vai se deparar com a seguinte imagem:

São três os campos que você deve preencher. A sua idade, a sua renda mensal e quanto você já tem guardado ou investido para a aposentadoria. De acordo com Martin Iglesias, o ideal é que você insira a renda líquida, já com os descontos.

Vamos fazer uma simulação na prática: uma pessoa de 30 anos de idade, com renda mensal líquida de R$ 8.000 por mês e que não tenha até agora nada guardado.

Pela fórmula acima, você tem como resultado que deve guardar 15% da sua renda mensal (idade – 15). Ou seja, cerca de R$ 1.200 por mês. Veja o resultado completo e quanto essa pessoa deve guardar até cada uma das faixas etárias.

Como interpretar os resultados?

A Calculadora de Aposentadoria fornece um resultado que deve ser entendido como uma estimativa, não como uma projeção definitiva. Portanto, é possível que os valores necessários sejam maiores ou menores de acordo com as condições de mercado e características de cada pessoa.

Martin Iglesias ressalta a importância de se buscar aconselhamento profissional. Um planejador financeiro habilitado será capaz de identificar questões da sua vida financeira e fornecer uma orientação personalizada.

“A ferramenta dá uma boa diretriz, mas isso não substitui completamente a necessidade de um planejamento financeiro ou de uma recomendação de investimentos”, explica. “É como se fosse um diagnóstico, algo para te ajudar a entender como você está em relação à sua vida financeira. Assim como o IMC te ajuda a saber como está a sua saúde, mas não dispensa o atendimento médico”.

Clique aqui e baixe gratuitamente a Calculadora de Aposentadoria da Inteligência Financeira.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.

Mais em Viver de renda


Últimas notícias

VER MAIS NOTÍCIAS