XP: Starlink pode acirrar mercado de internet de alta velocidade no Brasil

Os analistas apontam que a companhia de Elon Musk está em rápida expansão no país e oferece vantagens adicionais

Foto: Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Reuters
Foto: Nikolas Kokovlis/NurPhoto/Reuters

A estratégia de planos mais agressiva iniciada pela Starlink no Brasil pode acirrar o mercado de internet de alta velocidade em áreas rurais e remotas com grandes companhias ainda com baixa participação neste segmento, diz a XP.

Os analistas Bernardo Guttmann e Marco Nardini escrevem que a companhia de Elon Musk está em rápida expansão no país e oferece vantagens adicionais em termos de velocidade, latência e cobertura geográfica em comparação com outros serviços.

Inscreva-se e receba agora mesmo nossa Planilha de Controle Financeiro gratuita

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

“Pode haver casos específicos em que os benefícios da Starlink compensam os custos mais altos para os usuários”, comenta a corretora. O custo de instalação da antena e a mensalidade ainda é maior do que outros competidores.

Eles notam que grandes operadoras de telecomunicações ainda não oferecem planos de dados móveis específicos para 5G e quando isso acontecer os preços desses serviços podem ficar ainda mais competitivos.

Entre os riscos da Starlink, a XP aponta que o preço, a confiabilidade do serviço, a capacidade da rede para lidar com o aumento da demanda e possíveis novas regulamentações devem ser observados.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS