Via (VIIA3) diz que todas as suas operações de risco sacado estão registradas nas demonstrações financeiras

A empresa justifica, em comunicado, que o pronunciamento se dá após 'eventos recentes ocorridos no setor'

Loja das Casas Bahia no centro do Rio de Janeiro. Empresa é umas das que pertencem à Via (VIIA3) - Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo
Loja das Casas Bahia no centro do Rio de Janeiro. Empresa é umas das que pertencem à Via (VIIA3) - Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo

A Via (VIIA3) comunicou ao mercado que todas as suas operações de risco sacado estão registradas nas demonstrações financeiras da companhia, em conformidade com as normas internacionais de contabilidade.

Nesse tipo de transação, que também recebe o nome de “forfait”, “confirming”, entre outros, a fornecedora recebe o dinheiro referente à venda de seus produtos do banco, e a compradora fica devendo para a instituição financeira.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

A empresa justifica, em comunicado, que o pronunciamento se dá após “eventos recentes ocorridos no setor”, em referência ao anúncio da Americanas, na noite de quarta-feira (11), sobre inconsistências contábeis na ordem de R$ 20 bilhões que envolveriam esse tipo de transação.

A Via informou que publica os montantes dessas operações nas demonstrações financeiras e nos materiais de divulgação de resultados trimestrais e anuais. A varejista também informou que as despesas de juros são registradas no resultado da companhia como despesa financeira.

“Para fins de referência, no 3° trimestre de 2022 e anteriores, detalhamos a respectiva operação em uma linha específica no balanço patrimonial denominada fornecedores convênio e na nota explicativa 14, na qual descrevemos a operação, incluindo a taxa de juros média incidente”, esclarece em comunicado.

Como o Valor noticiou mais cedo, os comandos da Via e Magazine Luiza passaram parte do dia em com bancos e seguradoras de crédito para esclarecer dúvidas sobre a contabilidade de risco sacado.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS