Vale: Vendas de minério de ferro no 3º tri sobem 3,5% em base anual

A empresa também registrou alta na produção do minério de ferro, níquel e cobre

Mina da Vale em Itabira (MG). Foto: Janaina Duarte/Divulgação Vale
Mina da Vale em Itabira (MG). Foto: Janaina Duarte/Divulgação Vale

As vendas de minério de ferro da Vale no terceiro trimestre somaram 69,049 milhões de toneladas, uma alta de 3,5% frente a igual período do ano passado. Já as vendas de pelotas subiram 6% na mesma comparação, para 8,521 milhões de toneladas.

As vendas de níquel da empresa no terceiro trimestre foram de 44,3 mil toneladas, uma alta de 6% frente a igual período do ano passado.

Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS

Com a inscrição você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade e passa a receber nossas newsletters gratuitamente

No cobre, as vendas somaram 70,5 mil toneladas, avanço de 7,8% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.

Produção

A Vale fechou o terceiro trimestre com produção de minério de ferro de 89,701 milhões de toneladas, uma alta de 1,1% frente a igual período do ano passado. Já a produção de pelotas caiu 1% na mesma comparação, para 8,256 milhões de toneladas.

No comunicado enviado ao mercado, a mineradora frisou que o Sistema Norte, onde a produção de minério de ferro caiu 6,4% na comparação anual, o desempenho sofreu o impacto negativo da menor disponibilidade de “run of mine” (ROM) na Serra Norte, devido a processos de licenciamento mais lentos.

“No S11D, a movimentação da mina foi estável na comparação ano contra ano, mas a necessidade de processar mais estéril resultou em uma pior relação estéril/minério e menor produção de minério de ferro”, disse a companhia no comunicado.

A produção de minério de ferro no Sistema Sudeste subiu 1% na comparação entre o terceiro trimestre deste ano e igual período do ano passado, enquanto no Sistema Sul houve avanço de 25,9%, com destaque para o crescimento de 56,2% na produção de Paraopeba.

Em relação às pelotas, houve queda de 11,9% no Sistema Norte e de 24,6% no Sistema Sudeste. No Sistema Sul, a produção de pelotas subiu 57,9% no terceiro trimestre frente a igual trimestre do ano passado.

Já a produção de níquel da Vale no terceiro trimestre subiu 71,5% na comparação com igual período do ano passado, para 51,8 mil toneladas.

Segundo a empresa, a produção nas operações canadenses subiu 61,3% na comparação do terceiro trimestre com igual período do ano passado, com destaque para as altas de 408,3% nas operações de Sudbury e de 350% na produção de Thompson, que mais que compensaram a queda de 45,7% na extração de níquel de Voiseys’s Bay.

Na Indonésia, a produção de níquel da Vale subiu 27,2% frente ao terceiro trimestre de 2021, enquanto no Brasil esse avanço foi de 209,1%. A compra de terceiros cresceu, na mesma comparação, 866,7%.

A produção de cobre da Vale no terceiro trimestre avançou 7,4% na comparação com o período julho-setembro do ano passado, para 74,3 mil toneladas.

De acordo com a empresa, no Brasil houve queda de 15,8% na produção de cobre frente ao terceiro trimestre do ano passado, para 53,4 mil toneladas métricas, enquanto no Canadá a produção de cobre cresceu 260,3% ante julho-setembro de 2021, para 20,9 mil toneladas métricas. O destaque das operações canadenses foi Sudbury, onde a produção cresceu 1.130%, de 1 mil toneladas para 12,3 mil toneladas.

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.


VER MAIS NOTÍCIAS