Vamos (VAMO3) e PetroRecôncavo (RECV3) entram no Ibovespa, Méliuz (CASH3) sai, prevê Itaú BBA
Segundo relatório, Vale e Weg devem ganhar participação na atualização da carteira, que entra em vigor em 4 de setembro
As ações da locadora de máquinas e caminhões Vamos (VAMO3) e da petroleira PetroRecôncavo (RECV3) devem entrar no Ibovespa, índice da bolsa paulista com os papéis de maior liquidez, previu o Itaú BBA.
A carteira, que correspondendo a cerca de 80% do volume financeiro negociado na bolsa paulista, é atualizada três vezes por ano, no começo dos meses de janeiro, maio e setembro.
Receba no seu e-mail a Calculadora de Aposentadoria 1-3-6-9® e descubra quanto você precisa juntar para se aposentar sem depender do INSS
A B3 divulga prévias do índice rebalanceado ao longo do mês anterior à atualização, com indicações de quais papéis podem entrar ou serem excluídas carteira.
A próxima composição entrará em vigor em 4 de setembro.
Rebalanceamento
Segundo o BBA, Vamos e PetroRecôncavo serão as únicas inclusões nesta etapa, mas as ações de Porto Seguro (PSSA3), Grupo Mateus (GMAT3) e Auren Energia (AURE3) estão no limiar para inclusão em breve.
“Por outro lado, nosso modelo define CASH3 (Méliuz) fora da carteira, o que significa que provavelmente será excluído do índice”, afirmou o banco no relatório desta quarta-feira.
Além disso, Eztec (EZTC3) e CSN Mineração (CMIN3) ainda estão dentro da faixa, mas também perto da exclusão, segundo o analista Marcelo Sá, que assina o documento.
Mais Vale e Weg, menos Petrobras
O Itaú BBA afirma ainda que seu modelo indica aumento de participação das ações de Vale (VALE3), de 13,32% para 14,65%.
Além disso, a fatia de Weg (WEGE3) na carteira deverá crescer de 2,17% para 2,48%, de acordo com o modelo.
Enquanto isso, o papel ordinário de Petrobras (PETR3) deve perder peso, dos atuais 4,74% para 4,42%.
Se forem confirmadas as previsões, o Ibovespa deve continuar com 86 papéis, afirmou o Itaú BBA, já que a carteira teve na semana passada a exclusão da Energias do Brasil (ENBR3).